Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

PAPA REITERA REJEIÇÃO À PENA DE MORTE


Que sejam dados os passos necessários para a abolição total da pena de morte – o apelo do Papa Francisco aos participantes do VII Congresso Mundial contra a pena de morte
   
   
O Papa Francisco enviou ontem uma mensagem vídeo aos participantes do VII Congresso Mundial contra a pena de morte, que se realiza em Bruxelas, reiterando o valor cristão da vida humana.

A mensagem do Pontífice, gravada em castelhano, reforça a visão cristã da vida, isto é:


A vida humana é um dom que recebemos, o mais importante e primário, fonte de todos os outros dons e de todos os outros direitos e, como tal, deve ser protegida.”






VÍDEO MENSAGEM DO SANTO PADRE FRANCISCO
AOS PARTICIPANTES NO VII CONGRESSO MUNDIAL CONTRA A PENA DE MORTE

[Bruxelas, 27 de Fevereiro a 1 de Março de 2019]

Saúdo os organizadores e participantes do VII Congresso Mundial contra a pena de morte, que se realiza em Bruxelas.

A vida humana é um dom que recebemos, o mais importante e primário, fonte de todos os outros dons e de todos os outros direitos e, como tal, deve ser protegida.

Além disso, para o crente, o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus.
Mas, tanto para os crentes como para os não crentes, toda vida é um bem e a sua dignidade deve ser protegida sem excepção.

A pena capital é então uma violação grave do direito à vida que toda pessoa tem.
Embora seja verdade que as sociedades e comunidades humanas enfrentam com frequência crimes gravíssimos que ameaçam o bem comum e a segurança das pessoas, não é menos verdade que hoje existem outros meios para reparar o dano causado, e os sistemas de detenção são cada vez mais eficazes na protecção da sociedade contra os danos que algumas pessoas podem causar.
Por outro lado, não se pode abandonar nunca a convicção de oferecer ao culpado de crimes a possibilidade de arrependimento.

Por essa razão, não deixa de ser um sinal positivo que cada vez haja mais países que apostam na vida e não usem mais a pena de morte, ou a tenham eliminado completamente da sua legislação penal.

A Igreja sempre defendeu a vida e sua visão sobre a pena de morte amadureceu.
Por esta razão, eu quis que este ponto fosse modificado no Catecismo da Igreja Católica.
Durante muito tempo, a pena de morte foi considerada como a resposta adequada à gravidade de alguns crimes e também para proteger o bem comum.
No entanto, a dignidade da pessoa não se perde, mesmo quando se tenha cometido o pior dos crimes.
Ninguém pode ser morto e privado da oportunidade de abraçar novamente a comunidade que feriu e fez sofrer.

O objectivo da abolição da pena de morte em todo o mundo representa uma afirmação corajosa do princípio da dignidade da pessoa humana e da convicção de que a raça humana pode enfrentar o crime, bem como rejeitar o mal, oferecendo ao condenado a possibilidade e tempo para reparar o dano cometido, pensar sobre sua acção e, assim, ser capaz de mudar a sua vida, pelo menos internamente.

Acompanho-vos com a minha oração e encorajo-vos no vosso trabalho e deliberações, bem como aos Governantes e a todos aqueles que têm responsabilidades nos seus países, para que sejam dados os passos necessários para a abolição total da pena de morte.
Está em nossas mãos reconhecer em cada pessoa a sua dignidade e trabalhar para que não mais vidas sejam eliminadas, mas ganhas para o bem de toda a sociedade.
Muito obrigado.




Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário