Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 3 de fevereiro de 2019

VIAGEM APOSTÓLICA DO PAPA AOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS






Decorre de hoje até 5 de Fevereiro de 2019
   
   
Cerca das 12H00 de hoje, o Papa Francisco partiu de Roma com destino à capital dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Abu Dhabi, onde chegará pelas 18H00.

O logotipo da visita é uma pomba que carrega no bico um ramo de oliveira.
As cores da pomba, branca e amarela, retomam as cores da bandeira do Vaticano.
As cores da bandeira dos Emirados Árabes Unidos estão inseridas no corpo da pomba, simbolizando que o Papa visita o país árabe como um arauto da paz.

O Papa Francisco acolheu o convite do xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan, príncipe herdeiro de Abu Dhabi, e também da Igreja Católica nos Emirados Árabes Unidos, para participar num encontro inter-religioso sobre o tema "Fraternidade Humana", nos Emirados Árabes Unidos.

O tema da visita é “Fazei de mim um instrumento de vossa paz”, extraído da Oração de São Francisco de Assis.

Espera-se que a visita do Papa Francisco aos EAU possa difundir a paz de Deus no coração de todos os homens de boa vontade.




Na Segunda-feira, 4 de Fevereiro, será realizada a cerimónia de boas-vindas na entrada do Palácio Presidencial, a visita oficial ao príncipe herdeiro no Palácio Presidencial, o encontro privado com os membros do Conselho Muçulmano de Anciãos na Grande Mesquita do xeique Zayed e o encontro inter-religioso no Memorial do Fundador, onde o Papa proferirá um discurso.

Na Terça-feira o Papa visitará a Catedral de Abu Dhabi e celebrará a missa, no Zayed Sports City, animada por um coro multinacional composto por 120 pessoas das 9 igrejas dos EAU.
Os cantores seleccionados são filipinos, indianos, libaneses, sírios, jordanianos, arménios, franceses, italianos, nigerianos, estadunidenses, indonésios, holandeses e argentinos.
A oração dos fiéis será feita em seis línguas: coreano, konkani (Índia), francês, tagalog (Filipinas), urdu (Paquistão) e malayalam (Índia).

O Santo Padre parte depois para Roma onde chegará cerca das 16H00.



Ao contrário do país vizinho, a Arábia Saudita, nos Emirados Árabes Unidos (com uma população de cerca de 9,5 milhões de habitantes) é permitida a prática de várias religiões.
Há uma grande comunidade de cristãos, ansiosos pela visita do Papa Francisco.
Mais de 90% da população dos EAU é estrangeira.

Abu Dhabi – cidade onde se realiza a Viagem Apostólica do Papa, é a capital dos EAU.
No entanto, Dubai, uma cidade movida pelo comércio e pelo turismo, é a maior cidade do país.

O Dubai, com uma população de mais de 1 milhão de habitantes, é conhecido no mundo pelas ilhas artificiais, os arranha-céus, as pistas de esqui em espaços fechados no meio do deserto, mas sobretudo pelas várias lojas de marcas luxuosas e pelos enormes centros comerciais.


A euronews passeou-se pelos "souks" e pelos conglomerados de lojas da maior cidade dos Emirados Árabes Unidos e revela-lhe um pouco mais sobre este pilar económico do Médio Oriente.




Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano; Euronews.

Sem comentários:

Enviar um comentário