Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

segunda-feira, 15 de abril de 2019

ESTA NÃO É UMA DIOCESE DE SE METER NO BOLSO




Afirma o nosso bispo D. Manuel no balanço do primeiro ano como Bispo do Porto
   
   
Completa-se hoje um ano da entrada solene de D. Manuel na nossa Diocese.
D. Manuel Linda tomou posse como bispo do Porto no dia 14 de Abril de 2018 e, no dia seguinte, foi apresentado à Diocese, na Eucaristia a que presidiu na Sé Catedral.


Em entrevista à Agência Ecclesia, após ter passado pelas 22 vigararias da diocese, D. Manuel afirma que,

Esta não é uma diocese de meter ao bolso.

É uma diocese que nas suas instituições eclesiais, civis e demais, é um mundo de referências”.




D. Manuel diz que encontrou na diocese um dinamismo herdado pelo seu antecessor D. António Francisco dos Santos, bispo falecido no dia 11 de Setembro de 2017, que tem de “agradecer”.

A D. António Francisco dos Santos tenho de lhe agradecer fundamentalmente ter aberto todas as portas, com o mundo da crença e com o mundo da indiferença.
Porque ele abriu as portas, a mim compete-me não as fechar”.


Nos próximos três anos a diocese quer investir na formação cristã dos jovens e adultos para contrariar um “catolicismo de herança” e uma formação catequética que “não dá a 100% os resultados esperados”.




Sobre processos de canonização futuros ou a decorrer, o bispo do Porto fala em novidades “para breve”, nomeadamente sobre o padre Américo.

Sobre o padre Américo, pelo que eu sei, teremos boas notícias em breve; quanto ao D. António Barroso, segue em velocidade de cruzeiro, embora agora esperamos que ele faça a sua parte, que é o milagre.
Vamos todos rezar muito ao D. António Barroso.

Sobre Sílvia Cardoso, está na Congregação da Causa dos Santos e bem adiantada, embora talvez dos três é a que está mais atrasada”.




D. Manuel Linda afirmou que é “belo” ser bispo do Porto, um “trabalho de alegria” e desenvolvido junto de uma população que o acarinha.




Fonte: Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário