Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 29 de maio de 2019

A SALVAÇÃO NÃO SE COMPRA, É UM DOM GRATUITO




O Papa Francisco iniciou hoje um ciclo de catequeses sobre o Livro dos Actos dos Apóstolos
   
   
O tema da catequese desta manhã foi extraído do primeiro capítulo dos Actos dos Apóstolos, versículos 3 e 4: “Mostrou-se vivo a eles... e ordenou-lhes... que aguardassem o cumprimento da promessa do Pai”.

Este livro bíblico, escrito por São Lucas Evangelista, fala-nos da viagem do Evangelho no mundo e mostra-nos a maravilhosa ligação entre a Palavra de Deus e o Espírito Santo que inaugura o tempo da evangelização.
Os protagonistas dos Actos dos Apóstolos são um ‘casal’ vivo e eficaz: A Palavra e o Espírito”.

O Papa Francisco frisou que “o Evangelho termina com a ressurreição e ascensão de Jesus e a narrativa dos Actos dos Apóstolos parte da superabundância da vida do Ressuscitado derramada sobre a Igreja. São Lucas diz-nos que Jesus ‘mostrou-se vivo depois da sua paixão: durante quarenta dias apareceu e falou-lhes do Reino de Deus’.”

Cristo ressuscitado tem gestos muito humanos, como o de partilhar a refeição com os seus discípulos, e convida-os a aguardar com confiança o cumprimento da promessa do Pai: ‘Sereis baptizados no Espírito Santo’.”

O Papa diz-nos que não é preciso lutar para ganhar ou merecer o dom de Deus, tudo é dado gratuitamente e no devido tempo.

O Senhor dá tudo gratuitamente.

A salvação não se compra, não se paga: É um dom gratuito.”






Resumo, disponibilizado pela Santa Sé, da catequese do Santo Padre:

Através do livro dos Actos dos Apóstolos, podemos contemplar a expansão – se quisermos, a corrida – do Evangelho pelo mundo, com destaque para os dois protagonistas do caminho: a Palavra de Deus e o Espírito Santo, unidos entre Si numa aliança maravilhosa.

O Espírito Santo, que é força – em grego, dynamis – de Deus, tem o poder de purificar a palavra, tornando-a portadora de vida.
Quando o Espírito visita a palavra humana, esta torna-se dinâmica como «dinamite», isto é, capaz de inflamar os corações e fazer saltar esquemas, resistências, muros de divisão, abrindo caminhos novos e alargando as fronteiras do Povo de Deus.

Tudo começou no seio da Virgem Maria onde o Verbo divino, a Palavra de Deus encarnou pelo poder do Espírito Santo e veio habitar entre nós.
Depois do baptismo no Jordão, Jesus pôde afirmar: «O Espírito do Senhor está sobre Mim, porque Me ungiu para anunciar a Boa-Nova…».
E o divino Arauto percorreu cidades e aldeias; vendo que era demasiado grande a seara, escolhe companheiros e manda pedir mais trabalhadores.
Querendo partilhar com eles a sua força, «pelo Espírito eterno, ofereceu-Se a Si mesmo a Deus» na cruz.
Ressuscitado, Jesus convida-os a esperar, confiantes, a promessa do Pai: «sereis baptizados no Espírito Santo».
Intima-os a não «fabricarem» por si mesmos a missão; devem esperar que seja o Pai a dinamizar os seus corações com o Espírito Santo, para poderem lançar-se a uma missão que há de chegar até aos confins da terra.


Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano



Sem comentários:

Enviar um comentário