Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 1 de maio de 2019

INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA PARA O MÊS DE MAIO


INTENÇÃO DE ORAÇÃO PELA EVANGELIZAÇÃO:

A Igreja em África, fermento de unidade
  
   
Intenção de oração pela evangelização:
Rezemos neste mês para que, através do empenho dos próprios membros, a Igreja em África seja fermento de unidade entre os povos, sinal de esperança para este continente.


REFLEXÃO

UM SINAL DE ESPERANÇA

A reconciliação é um dos maiores desafios colocados hoje à humanidade.
Reconciliação consigo mesma, com Deus, com os outros, com a criação.
É a porta que abre a um futuro construído em favor da paz e da unidade.
O grande continente africano tem sido palco de trágicas situações de guerra que, ao longo de muitos anos, foram deixando feridas profundas nos seus povos.

Neste mês de maio, o Papa Francisco faz um apelo muito especial aos cristãos de África, mobilizando também toda a Igreja na oração e proximidade com estes nossos irmãos e irmãs.

A resposta do Evangelho ao mal e à destruição é o perdão, que deseja ultrapassar as feridas do passado, tendo em vista o bem de todos.
As comunidades cristãs de África são chamadas, por isso, a serem as primeiras a dar passos concretos em favor da reconciliação e da paz, não apenas na aproximação e diálogo entre grupos antes divididos pela guerra, mas também com outras religiões que convivem lado a lado.

As diferenças não são motivo para divisão, mas sim motivo de mútuo enriquecimento.
Vamos unir a nossa oração às comunidades cristãs de África, para que sejam promovidas e desenvolvidas experiências de encontro e de reconciliação, iniciativas conjuntas que promovam o desenvolvimento dos povos africanos.
Estas experiências, por pequenas que sejam, especialmente em países onde os cristãos são uma minoria, poderão ser verdadeiro fermento de unidade e de paz, capaz de mudar mentalidades e curar feridas.
Um pouco de fermento leveda toda a massa.
Rezemos para que a Igreja em África seja este fermento e, assim, entusiasme todos a fazer um caminho aberto à esperança no futuro.


ORAÇÃO

Deus de bondade,
criaste os teus filhos para que vivam unidos a Ti,
na comunhão uns com os outros.

Neste mês, pedimos-Te pelos cristãos de África,
para que se abram à tua presença e à tua acção reconciliadora
no meio das divisões deste mundo.

Que a tua graça mova os corações ao perdão e à misericórdia,
com desejo sincero de construir a paz
e alimentar a esperança no futuro,
em especial dos mais pobres e dos jovens.

Pai Nosso...


DESAFIOS PARA O MÊS

  • Procurar conhecer bons exemplos de reconciliação de pessoas e grupos separados pela guerra ou pela religião e divulgá-los nas próprias redes sociais.
  • Procurar, no ambiente familiar, de escola e de trabalho, ser agente de paz e de reconciliação, assumindo esta tarefa como um modo de evangelização.
  • Promover, na própria comunidade, um momento de oração, rezando para que Deus cure as feridas da guerra e da divisão dos povos africanos e se abram caminhos de reconciliação.



O VÍDEO DO PAPA – A Igreja em África, fermento de unidade




A África é cheia de contrastes que são parte essencial da sua identidade.
No rico continente africano, a Igreja esforça-se, respeitando as divisões étnicas e linguísticas, para trabalhar pela unidade dentro da diversidade.

Papa Francisco – Maio 2019


"As divisões étnicas, linguísticas e tribais da África podem ser superadas promovendo a unidade na diversidade.

Quero agradecer às religiosas, aos sacerdotes, aos leigos e missionários pelo seu trabalho em favor do diálogo e da reconciliação entre os diversos sectores da sociedade africana.


Rezemos neste mês para que, por meio do empenho dos próprios membros, a Igreja na África seja fermento de unidade entre os povos e sinal de esperança para este continente."



Fontes: Apostolado da Oração; Rede Mundial de Oração do Papa



Sem comentários:

Enviar um comentário