Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 12 de junho de 2019

ABANDONAR O EGOCENTRISMO E NÃO TEMER A DIVERSIDADE

Na segunda catequese sobre os Actos dos Apóstolos o Papa Francisco disse que a comunhão é o primeiro testemunho dos Apóstolos da obra de salvação de Cristo e da acção de Deus na história
   
   
O Papa iniciou afirmando que a Ressurreição de Cristo não foi um evento entre outros, mas a fonte da vida nova.

Os seus discípulos sabiam e por isso ficaram unidos a Maria, perseverantes na oração e fortalecidos na comunhão.
Os apóstolos buscaram recompor o seu corpo que, após os eventos dolorosos da Paixão do Senhor, ficara reduzido a 11 membros.

Elegeu-se Matias através do discernimento comunitário, ou seja, procurando olhar a realidade com os olhos de Deus segundo a óptica da unidade e comunhão.


O novo corpo dos Doze é um sinal de que a comunhão vence sobre as divisões e o isolamento, que a comunhão é o primeiro testemunho oferecido pelos Apóstolos da obra de salvação de Cristo e da acção de Deus na história, na fidelidade às palavras do Senhor.”






Resumo da catequese do Santo Padre:

Dando continuidade ao ciclo de catequeses sobre os Actos dos Apóstolos, hoje vemos como os apóstolos buscaram recompor o seu corpo que, após os eventos dolorosos da Paixão do Senhor, ficara reduzido a 11 membros.
Judas Iscariotes, muito embora recebera a grande graça ser parte do círculo íntimo de Jesus e de participar do seu ministério, num determinado momento isolou-se, apegando-se ao dinheiro e caindo no orgulho ao ponto de preferir a morte à vida.
Os Apóstolos, pelo contrário, escolheram a vida e a bênção e, para tal, decidiram eleger alguém para o lugar de Judas.
Deveria ser algum discípulo de Jesus desde o Baptismo no Jordão até a Ascensão de Jesus ao Céu.
Elegeu-se Matias através do discernimento comunitário, ou seja, procurando olhar a realidade com os olhos de Deus segundo a óptica da unidade e comunhão.
Com o Corpo dos 12 reconstituído, vemos como a comunhão é o primeiro testemunho da obra de salvação de Cristo e da acção de Deus na história, na fidelidade às palavras do Senhor: “Nisso todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13, 35).




Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano

Sem comentários:

Enviar um comentário