Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 5 de junho de 2019

CAMINHAR JUNTOS





A recente Viagem Apostólica à Roménia foi o tema da catequese de hoje
   
   
O Papa Francisco recordou as principais etapas de sua visita, agradecendo inicialmente às autoridades pelo êxito positivo desta missão.

Os diversos encontros evidenciaram o valor e a exigência de caminhar juntos seja entre cristãos, no plano da fé e da caridade, seja entre os cidadãos, no plano do compromisso civil.”

De modo especial, o Papa citou a oração do Pai Nosso na “nova e imponente” Catedral Ortodoxa de Bucareste com o Patriarca Daniel e o Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa Romena.

Este foi um momento de forte valor simbólico, porque o Pai Nosso é a oração cristã por excelência, património comum de todos os baptizados.
Ninguém pode dizer 'Pai meu' e 'Pai seu'. Não.
Pai Nosso, património comum de todos os baptizados.
Manifestamos que a unidade não cancela as legítimas diversidades.

Possa o Espírito Santo conduzir-nos a viver sempre mais como filhos de Deus e irmãos entre nós.”






Resumo da catequese do Santo Padre:

A minha recente Viagem Apostólica a Roménia, sob o lema “caminhar juntos”, que é uma experiência e um valor quer entre cristãos, no plano da fé e da caridade, quer entre cidadãos, no plano do compromisso civil.

Como cristãos, tanto católicos como ortodoxos, reconhecemos que a nossa unidade está fundada no único Baptismo e marcada pelo sangue e o sofrimento que ambas Igrejas experimentaram juntas durante os tempos escuros da perseguição do regime ateu.
Nesse sentido, foi muito significativo o encontro com o Patriarca e o Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa romena que culminou na oração do Pai Nosso, oração cristã por excelência, património comum dos baptizados.
Assim, mostramos que a unidade não exclui a diversidade.
Já com a comunidade católica, foi possível encontrar-se tanto com os fiéis de rito latino como os de rito greco-católico.
A última etapa da viagem foi a visita à uma comunidade Rom, onde renovei o apelo contra todo o tipo de discriminação e ao respeito pelas pessoas de qualquer etnia, língua e religião.


Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano



Sem comentários:

Enviar um comentário