Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 29 de junho de 2019

O CORAÇÃO DA MISSÃO DA IGREJA É A ORAÇÃO



Afirmou o Papa Francisco no Encontro Internacional de comemoração dos 175 anos do Apostolado da Oração, agora Rede Mundial de Oração do Papa
   
   
O Santo Padre agradeceu às mais de seis mil pessoas de todo o mundo que participaram neste encontro a “sua preciosa actividade, que flui de um coração verdadeiramente atento aos outros”.

O Papa Francisco enalteceu e encorajou “o compromisso com a oração e o apostolado a favor da missão da Igreja”, assinalando que a Rede Mundial de Oração desenvolve “um serviço cada vez mais necessário, que enfatiza a primazia de Deus na vida das pessoas, promovendo a comunhão na Igreja”.

Vós ajudais as pessoas a terem um olhar espiritual, um olhar de fé sobre a realidade que as rodeia, para reconhecer o que o próprio Deus trabalha nelas, um olhar de esperança.”

O Santo Padre ouviu os directores nacionais de seis países, a falar sobre as iniciativas que cada um realiza no sentido de cumprir com a missão confiada pelo Papa à Rede Mundial de Oração.
Ao palco, subiram o Padre Matthew, de Taiwan; Maria Dominique, de França; Suor Selam, da Etiópia; Diego Martinez, da Guatemala, e o padre António Valério, sj, de Portugal.

Nas palavras que dirigiu ao Santo Padre, o director nacional da Rede Mundial de Oração em Portugal afirmou que o Apostolado da Oração, hoje Rede Mundial de Oração do Papa, entrou em Portugal em 1864 e, desde então, teve um lugar importantíssimo na Igreja.

O Amor ao Coração de Cristo e à Eucaristia, a oração pelas intenções do Papa fazem parte do tecido característico da piedade popular portuguesa.
Move-nos a preocupação de unir a sabedoria dos mais velhos e a vitalidade dos mais novos, dentro da vida da Igreja”, referiu o P. António Valério, sj, acrescentando que “no nosso país existe uma presença significativa de Centros do Apostolado da Oração nas paróquias”.

O sacerdote jesuíta mencionou que o processo de recriação e a sua divulgação, sobretudo através dos meios digitais, tem permitido integrar pessoas mais novas, motivadas para a missão da Rede Mundial de Oração do Papa.

Temos consciência que o Espírito nos tem feito trabalhar para ajudar a cultivar a intimidade com Jesus e oferecer a vida quotidiana em favor dos outros. Muitos jovens, através das plataformas digitais que propomos – Passo-a-Rezar; Click To Pray; Vídeo do Papa –, têm descoberto a vida de oração e aberto o coração aos grandes desafios do mundo e da missão da Igreja, a nível pessoal e comunitário”, concluiu o P. António Valério, sj.

Depois de ouvir o testemunho do P. António Valério, sj, o Papa elogiou o trabalho desenvolvido em Portugal.

Obrigado pelo testemunho do padre António.
Ele contou-nos como o Apostolado da Oração, entrando no mundo digital, aproxima idosos e jovens, ajudando-os a dar nova vitalidade ao tradicional Apostolado de Oração.
É necessário que a missão da Igreja se adapte aos tempos e use as ferramentas modernas, que a técnica disponibiliza.
Trata-se de entrar nos areópagos modernos para anunciar a misericórdia e a bondade de Deus”.

O Santo Padre sublinhou ainda a importância de ajudar crianças e jovens a rezar, porque “a oração é um grande caminho para avançar na vida”.

A intervenção do Papa terminou com um momento de oração.
O Papa Francisco convidou os presentes a um momento de silêncio e de oração com o coração tendo presente as intenções que propôs a toda a Igreja para o meses de Junho e Julho:

Rezemos pelos sacerdotes, para que, com a sobriedade e humildade da sua vida, se empenhem numa solidariedade activa para com os mais pobres..
Todos juntos dizemos: "Oremos". E em silêncio nós rezamos ...

Rezemos para que todos aqueles que administram a justiça operem com integridade e para que a injustiça que atravessa o mundo não tenha a última palavra.
Oremos.”





Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano; Rede Mundial da Oração do Papa

Sem comentários:

Enviar um comentário