Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sexta-feira, 19 de julho de 2019

D. VITORINO SOARES BISPO AUXILIAR DA DIOCESE DO PORTO







O Papa Francisco nomeou Bispo Auxiliar do Porto o padre Vitorino José Pereira Soares
   
   
Nesta Quarta-feira, dia 17 de Julho de 2019, o Papa Francisco nomeou o padre Vitorino José Pereira Soares, com 58 anos de idade e até agora Pároco de Castelões de Cepeda e da Madalena e Vigário Forâneo da Vigararia de Paredes, como Bispo titular de Gisipa e Auxiliar do Porto.



D. Vitorino José Pereira Soares, nasceu a 19 de Outubro de 1960 em Luzim, Penafiel, filho de José Soares da Silva e Joaquina da Conceição Pereira.
É o mais velho de cinco irmãos, um dos quais é também sacerdote da diocese do Porto, o padre Avelino Jorge Pereira Soares, pároco de Rio Tinto e Vigário da Vara de Gondomar.

Foi ordenado sacerdote no dia 14 de Julho de 1985, tendo estudado Teologia entre 1979 e 1984.
Foi Prefeito do Seminário Menor do Bom Pastor entre 1984 e 1987 e Capelão Militar entre 1987 e 1989.
De 1989 e 1994 foi formador de seminaristas como Prefeito do Seminário Maior do Porto.
Durante dez anos (1989 e 1999) foi Director do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude.

Entre 1994 e o corrente ano de 2019, D. Vitorino Soares foi pároco de Castelões de Cepeda e desde 1999 da Madalena em Paredes.
É Vigário da Vara de Paredes desde 1999.

Foi Professor de Religião e Moral da Escola 1º ciclo de Castelões de Cepeda entre 1996 e 2014.
Foi assistente espiritual do Conselho de Zona Penafiel Norte das Conferências Vicentinas entre 1996 e 2013.


Dos seus tempos de pároco retira uma lição: “O povo de Deus como rebanho ensinou-me a ser pastor. Tenho aprendido com eles em particular nas paróquias onde tenho servido nos últimos anos. (…) Ajudam-me a descobrir aquilo que eu tenho que ser para eles.”

Espero não mudar muito e continuar a ser o padre que era” – diz D. Vitorino Soares afirmando a sua disponibilidade para “tratar de um rebanho maior em colaboração com D. Manuel Linda, como pastor da diocese do Porto”.



A sua Ordenação Episcopal está prevista para o dia 29 de Setembro de 2019.





D. Vitorino Soares, saúda a Diocese do Porto:

É com alegria, mas com sentido de responsabilidade, que partilho o convite que o Santo Padre, o Papa Francisco me fez: ser Bispo Auxiliar da Diocese do Porto.
Senti-me muito pequenino, sustive a respiração e recuei no tempo 34 anos aquando da minha ordenação sacerdotal.
É o mesmo Senhor Jesus Cristo que através da Igreja me concede este dom e coloca em minhas frágeis mãos este desafio.
Este dom e este desafio, não são só meus, por isso, também os partilho com toda a Diocese do Porto e agradeço ao Papa Francisco este gesto de confiança.
Deus com o Seu Espírito me fortaleça neste novo serviço e me ajude a corresponder com as minhas pobres limitações.

Em primeiro lugar manifesto a minha fidelidade, cooperação e solicitude ao nosso Bispo D. Manuel Linda, com quem continuarei a trabalhar, agora não como humilde pároco, mas como humilde irmão no episcopado.
Aos dois Bispos Auxiliares, D. Pio e D. Armando, espero que me acolham como irmão menor e que com tolerância me ajudem a aprender a caminhar como Bispo, são os meus primeiros passos.

O Papa Francisco ao ir buscar um pobre pároco, dá-nos um sinal, que eu gostaria de partilhar com todos os párocos, vendo em mim cada um deles, no trabalho dedicado e silencioso, que sustenta uma boa parte da vitalidade pastoral.
Já tenho saudades das minhas crianças, dos jovens, dos doentes, dos velhinhos, das famílias, que espero encontrar e reencontrar de forma multiplicada na nossa amada Diocese do Porto.

Sob inspiração do ano missionário que vivemos, gostaria de contribuir para uma comunhão missionária na Igreja “indo umas vezes à frente para indicar a estrada e sustentar a esperança do povo, outras vezes manter-me simplesmente no meio de todos com uma proximidade simples e misericordiosa e em certas circunstâncias, caminhar atrás do povo, para ajudar aqueles que se atrasam”.
Somos todos discípulos missionários”, cada um a seu modo, mas não esqueçamos que mestre há um só, o Bom Pastor.

Que Nossa Senhora, Mãe de Cristo e da Igreja, que invocamos com o título de Senhora da Vandoma, cubra o meu curto manto com o seu manto maternal de misericórdia e que a todos no Porto nos abençoe e proteja sem qualquer limite e excepção.


D. Vitorino José Pereira Soares





Saudação de D. Manuel ao novo Bispo Auxiliar:

Cordial saudação ao novo Bispo Auxiliar do Porto

Ao mesmo tempo que, em Roma, sai a notícia para a Igreja universal, é com imensa alegria que informo a Diocese do Porto de um dom recebido do Céu, por intermédio do Papa Francisco: a nomeação do senhor Dom Vitorino José Pereira Soares como novo Bispo Auxiliar do Porto.

Como é do domínio público, D. Vitorino já pertencia ao nosso clero diocesano: é originário da Diocese do Porto e nela sempre estudou, trabalhou pastoralmente e residiu.
Foi ordenado Presbítero, a 14/07/1985, na nossa Sé e, como tal, incardinado na Igreja portucalense.

Possui vasta experiência evangelizadora e de liderança, pois, ao longo da sua vida pastoral, desempenhou diversos ofícios eclesiásticos: estagiário no Seminário do Bom Pastor; Capelão Militar; colaborador numa Paróquia da cidade do Porto; Prefeito no Seminário Maior e Director do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude; Pároco de Castelões de Cepeda e da Madalena; Vigário da então 4ª Vigararia do Nordeste e, posteriormente, Vigário da Vara de Paredes, ao longo de muitos mandatos; membro eleito do Conselho de Pastoral Diocesano; membro nomeado, desde há muitos anos, do Conselho de Coordenação Pastoral, etc.

Esta ligação «genética» ao Porto, ao seu clero, religiosos e leigos, tornam-no particularmente sensível para a compreensão das habituais vivências, específicas sensibilidades e justas aspirações da nossa Diocese.
E o seu temperamento acolhedor e afável muito contribui para fazer desta Igreja uma comunidade acolhedora, motivada, sensível e fraterna.

A sua Ordenação Episcopal, na nossa Catedral, será, em princípio, no dia 29 de Setembro.
Contamos com significativa presença de clero, religiosos e leigos.

Ao Santo Padre, o Papa Francisco, em nome da Diocese do Porto, agradeço, de coração, este dom precioso.
Ao Bispo eleito, dou as boas-vindas ao ministério apostólico: recebe, caro Dom Vitorino, o abraço fraterno deste teu irmão mais velho.

Porto, 17 de Julho de 2019

+ Manuel, Bispo do Porto







Fontes: Diocese do Porto; Conferência Episcopal Portuguesa; Voz Portucalense; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário