Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 10 de agosto de 2019

47.ª SEMANA NACIONAL DAS MIGRAÇÕES




É promovida pela Igreja Católica de 11 a 18 de Agosto e termina com uma Jornada de Solidariedade
   
   
Não São Apenas Migrantes’ é o tema deste ano.

Numa mensagem para a Semana Nacional das Migrações 2019, D. António Vitalino, vogal da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana que acompanha a Obra Católica Portuguesa das Migrações, convidou a “ver no migrante a sua dignidade de ser pessoa, com os mesmos direitos e deveres”.

Hoje em dia temos de lutar contra o individualismo, a indiferença, ou mesmo contra a consideração dos migrantes como causa dos males que afectam as sociedades.”

Infelizmente não é apenas por causa da sua condição de ser peregrino que o ser humano se desloca do torrão e do país onde nasceu.
Mas também devido a guerras, a perseguições, a cataclismos e à fome.”


A Peregrinação Nacional do Migrante e Refugiado 2019 ao Santuário de Fátima, integrada na Peregrinação Internacional Aniversária de Agosto, realiza-se nos dias 12 e 13 de Agosto e será presidida pelo prefeito da Congregação para os Bispos e presidente da Pontíficia Comissão para a América Latina, o Cardeal Marc Ouellet.

O início da peregrinação tem lugar no dia 12, às 18H30 na Capelinha das Aparições.
À noite, haverá a recitação do Rosário, seguida da Procissão das Velas e Missa da Vigília, no Recinto de Oração, às 21H30 e 22H00, respectivamente.

A missa internacional começa às 10H00 do dia 13 e integra a tradicional oferta do trigo, pelos peregrinos, no momento da apresentação dos dons.


Este é um ritual que se celebra desde 13 de Agosto de 1940, quando um grupo de jovens da Juventude Agrária Católica, de 17 paróquias da diocese de Leiria, ofereceu 30 alqueires de trigo destinados ao fabrico de hóstias para consumo no Santuário de Fátima.




O Dia Mundial dos Migrantes e Refugiados vai ser celebrado pela Igreja Católica no dia 29 de Setembro.



Fontes: Agência Ecclesia; Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima; Vaticano - Secção para os Migrantes e Refugiados

Sem comentários:

Enviar um comentário