Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

OS ENFERMOS SÃO BENEFICIÁRIOS PRIVILEGIADOS DO ALEGRE ANÚNCIO DO REINO

"Quando Pedro passava ..." (Actos 5:15)
Pedro, principal testemunha do Ressuscitado

O tema da 7ª catequese sobre os Actos dos Apóstolos
   
   
Segundo o Papa Francisco, “a comunidade eclesial, descrita no Livro dos Actos dos Apóstolos, vive da riqueza que o Senhor coloca à sua disposição, experimenta o crescimento numérico e um grande fermento, não obstante os ataques externos.
Para nos mostrar essa vitalidade, Lucas, no Livro dos Actos dos Apóstolos, indica alguns lugares significativos, por exemplo, o Pórtico de Salomão, ponto de encontro para os fiéis.
Está no Templo. O pórtico é uma galeria que funciona como abrigo, mas também como local de encontro e testemunho”.

Para o Papa, no capítulo 5º dos Actos dos Apóstolos, a Igreja nascente aparece como um “hospital de campo” que acolhe os vulneráveis, ou seja, os doentes.
O seu sofrimento atrai os Apóstolos, que não possuem «ouro nem prata», conforme Pedro diz ao coxo, mas têm a força do nome de Jesus.

Aos seus olhos, como aos olhos dos cristãos de todos os tempos, os doentes são os destinatários privilegiados do alegre anúncio do Reino, são os irmãos em que Cristo está presente de maneira particular, para deixar-se buscar e encontrar por todos nós.
Os doentes são privilegiados da Igreja, do coração sacerdotal, de todos os fiéis.
Eles não devem ser descartados: pelo contrário.
Eles devem ser cuidados, acudidos.
Eles são o objecto da preocupação cristã.”

Pedro aproxima-se das camas e passa entre os doentes, assim como Jesus fez, carregando sobre si as enfermidades.

Pedro passa, e deixa que, a manifestar-se, seja Outro: que seja Cristo vivo e operante!
A testemunha, de facto, é aquela que manifesta Cristo, tanto com palavras quanto com a presença corporal, que lhe permite relacionar-se e ser prolongamento do Verbo que se fez carne na história”.

O Papa Francisco concluiu sua catequese convidando-nos a fazer um pedido:

Peçamos ao Espírito Santo a força de não ter medo diante daqueles que nos mandam ficar calados, nos caluniam e até mesmo atentam contra a nossa vida.

Peçamos-Lhe para que nos fortaleça interiormente para termos a certeza da presença amorosa e consoladora do Senhor ao nosso lado.”




Resumo da catequese do Santo Padre:

No capítulo 5º dos Actos dos Apóstolos, a Igreja nascente aparece como um «hospital de campo» de batalha, aonde acorrem os feridos.
Sobre o seu sofrimento debruçam-se os Apóstolos, que não possuem «ouro nem prata», mas têm a força do nome de Jesus.

No grupo dos Apóstolos, Pedro detém o primado que lhe foi conferido pelo Senhor.
Pedro passa junto das macas com os doentes, mas não se comporta como protagonista; deixa que, a manifestar-se, seja Outro: Cristo vivo e operante.
Pedro é aquele que realiza as obras do divino Mestre: vendo-o, vê-se o próprio Cristo.
Pedro passa, sem nada fazer; a sua simples sombra revela-se uma «carícia» que cura, comunica a ternura do Ressuscitado, que Se inclina sobre os doentes e lhes restitui vida, salvação e dignidade.
Pedro, com todo o seu ser incluindo a sua sombra, irradia a vida do Ressuscitado: os doentes ficam curados e a multidão dá glória ao Pai do Céu.
E, como Pedro personifica a Igreja, a sua sombra faz pensar nela, a cuja sombra se vêm abrigar os seus filhos, levantando-os e cumulando-os com os bens do Céu.



Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano

Sem comentários:

Enviar um comentário