Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

COM MARIA VIAJO SEGURO



O Papa Francisco na catequese de hoje que foi sobre a Viagem Apostólica a Moçambique, Madagáscar e Ilhas Maurícias
   
   
O Evangelho, disse o Papa, é o fermento mais poderoso de fraternidade, de liberdade, de justiça e de paz para todos os povos e “procurei levar esse fermento” àquelas populações.

Em Moçambique o objectivo era espalhar sementes de esperança, paz e reconciliação numa terra que tanto sofreu no passado recente por causa de um longo conflito armado e que recentemente foi atingido por dois ciclones que causaram muitos danos graves.
Por sua vez, a Igreja continua a acompanhar o processo de paz, que fez um passo em frente também em 1 de Agosto passado com um novo Acordo entre as partes.

Neste sentido, encorajei as autoridades do país, exortando-as a trabalharem juntas pelo bem comum.
E encorajei os jovens, para que construam o país, superando a resignação e a ansiedade.”

Em Madagáscar, um país rico de belezas e recursos naturais, mas marcado por tanta pobreza.

Fiz votos para que, animado por seu tradicional espírito de solidariedade, o povo malgaxe possa superar as adversidades e construir um futuro de desenvolvimento, conjugando o respeito pelo meio ambiente e a justiça social.”

Nas Ilhas Maurícias, famosa meta turística, mas que foi escolhido pelo Papa, como “local de integração entre diversas etnias e culturas”.

O Evangelho das Bem-aventuranças, carteira de identidade dos discípulos de Cristo, neste contexto é antídoto contra a tentação de um bem-estar egoísta e discriminatório, e é fermento de verdadeira felicidade.”

Antes de fazer sua exortação final, o Papa Francisco explicou que chegou ontem à noite e logo foi à Basílica de Santa Maria Maior rezar.

Antes de iniciar uma viagem e ao regressar, vou sempre até Nossa Senhora, da Salus Populi Romani, para que seja Ela a acompanhar-me na viagem, como Mãe, a dizer-me o que devo fazer, a custodiar as minhas palavras e os meus gestos.
Com Nossa Senhora, viajo seguro.”

O Papa concluiu:


Queridos irmãos e irmãs, peçamos a Deus que as sementes lançadas nesta Viagem Apostólica levem frutos abundantes para os povos de Moçambique, Madagáscar e Maurícias.”





Resumo da catequese do Santo Padre:

Acabo de visitar Moçambique, Madagáscar e Ilhas Maurícias.

A Moçambique, fui espalhar sementes de esperança, paz e reconciliação numa terra que já sofreu tanto por causa dum longo conflito armado e, na primavera passada, foi atingida por dois ciclones devastadores.
Procurei encorajar os líderes do país a trabalhar juntos pelo bem comum e convidei os jovens a vencer a resignação e a ansiedade, difundindo a amizade social e conservando as tradições dos mais velhos.
O encontro com os Bispos e sacerdotes, consagrados e catequistas permitiu-me renovar com eles o compromisso do nosso «sim» generoso a Deus, que não cessa de nos chamar a permanecer fiéis ao nosso primeiro amor, fazendo-o frutificar em benefício dos irmãos.
Exemplo disso, pudemos admirá-lo no Hospital de Zimpeto, que dá à luz a esperança em irmãos e irmãs que já a tinham perdido completamente.
Na Eucaristia conclusiva, ressoou forte o apelo do Senhor: «Amai os vossos inimigos».
Este amor apaga a violência e gera a fraternidade.

A minha presença em Madagáscar e nas Ilhas Maurícias quis corroborar, naqueles queridos povos, o seu conhecido espírito de solidariedade, que os ajude a harmonizar as diferenças num projecto comum e construir, juntos, o futuro nacional conjugando o respeito pelo meio ambiente com a justiça social.

Renovo a expressão da minha gratidão às respectivas autoridades civis e religiosas, que me convidaram e acolheram com tanta estima e solicitude.




60 segundos para reviver a jornada do Papa Francisco em Moçambique, Madagáscar e Ilhas Maurícias:





Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano

Sem comentários:

Enviar um comentário