Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

ABRIR O CORAÇÃO E DEIXAR-SE TOCAR PELO ESPÍRITO


Na 14ª catequese sobre os Actos dos Apóstolos o Papa Francisco comentou o capítulo 16 quando Paulo e Silas chegam à Europa através da Macedónia
   
   
A chegada da fé cristã à Europa foi o tema da catequese do Papa Francisco na Audiência Geral de hoje.

Passa à Macedónia e vem ajudar-nos” (At 16,9). A fé cristã chega à Europa

Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedónia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedónia, e vem ajudar-nos.
E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedónia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.

O Espírito Santo é o protagonista da missão da Igreja, explicou o Papa.
É ele quem guia o caminho dos evangelizadores mostrando-lhes a via a seguir.
E os macedónios têm orgulho disso e recordo este povo que me acolheu com tanto calor”, afirmou o Papa citando a sua viagem à Macedónia do Norte em Maio deste ano.

Paulo chega a Filipos e ali baptiza a vendedora Lídia e a sua família.
Com o coração aberto, afirmou o Papa Francisco, a pessoa pode dar hospitalidade a Cristo e aos outros.

Temos aqui o testemunho da chegada do cristianismo à Europa: o início de um processo de inculturação que dura ainda hoje.”

Depois do calor vivido na casa de Lídia, Paulo e Silas têm que fazer as contas com a dureza da prisão, para onde são levados com a acusação de perturbarem a “ordem pública” ao converterem em seguida uma jovem “com espírito de adivinhação”.
O Papa Francisco advertiu as pessoas que ainda hoje pagam e utilizam os “poderes” dos “adivinhos”.

Na prisão, acontece um facto surpreendente: enquanto Paulo e Silas rezavam, um terramoto move os alicerces da prisão libertando os prisioneiros.
Ao ver as portas abertas da prisão, o carcereiro está para se suicidar quando lhes pergunta: que é necessário que eu faça para me salvar?

Paulo responde: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa.





Resumo da catequese de hoje:

Protagonista da missão, o Espírito Santo aponta aos evangelizadores a estrada a seguir.
Eis como Paulo chega a Filipos: durante a noite, em visão, recebe este pedido dum macedónio: «Passa à Macedónia e vem ajudar-nos».

E o Apóstolo, seguro de que é o próprio Deus que o chama, parte.
Lá dirige a palavra a um grupo de mulheres, entre as quais está Lídia que se pôs a escutar.
E o Senhor abriu o coração dela para aderir ao que Paulo dizia.
Esta abertura do coração deve-se ao toque delicado mas incisivo do Espírito que actua com o evangelizador e por meio do evangelizador.
E o coração aberto de Lídia acolhe Cristo, recebendo o Baptismo juntamente com a família, e acolhe os enviados de Cristo, hospedando Paulo e Silas na sua casa.
«Passa à Macedónia e vem ajudar-nos».
A precisar de ajuda, Paulo encontra lá outra mulher, uma infeliz marionete do demónio que lhe faz adivinhar o estado do tempo, e nisso dá lucro aos patrões, mas não pode deixar de adivinhar também a presença dos servos do Altíssimo na pessoa de Paulo e Silas.
Compadecido da sorte daquela pobre mulher, Paulo libertou-a do espírito mau, e ela ficou senhora de si mesma, como Deus nos quer.
Mas, pelo que fizeram, Paulo e Silas acabam encarcerados…
Em vez de se lamentar, entoam louvores a Deus; e este louvor desencadeia uma força tal que os liberta: a força do Espírito abre os ferrolhos e as portas da prisão.
«Passa à Macedónia e vem ajudar-nos».
Aqui a precisar de ajuda é o carcereiro que, vendo as portas abertas, puxa da espada para se suicidar.
Mas Paulo impede que o faça.
No coração da noite daquele anónimo carcereiro, a luz de Cristo brilha e derrota as trevas: caem as cadeias do coração e desabrocha, nele e nos seus familiares, uma alegria nunca sentida antes.



Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano

Sem comentários:

Enviar um comentário