Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

OLHAR A PESSOA E AS INTENÇÕES DO SEU CORAÇÃO



"Deus não faz acepção de pessoas" (Actos 10:34)
o tema da 12ª catequese sobre os Actos dos Apóstolos
   
   
O Papa convidou os fiéis a aprenderem de Pedro "que um evangelizador não pode ser um empecilho para a obra criativa de Deus, mas alguém que favoreça o encontro dos corações com o Senhor".

Enquanto ele [Pedro] reza, tem uma visão que é como uma “provocação” divina que desperta nele uma mudança de mentalidade.
Ele vê uma toalha grande que desce do alto com vários animais: quadrúpedes, répteis e pássaros, e ouve uma voz que o convida a comer aquelas carnes.
Como um bom judeu, Pedro reage, dizendo que nunca comeu nada de impuro, conforme pedido pela Lei do Senhor.
Então a voz rebate com força: «Não chames de impuro o que Deus purificou».”

Com esse facto, o Senhor quer que Pedro não avalie mais os acontecimentos e as pessoas de acordo com as categorias de puro e impuro, mas que aprenda a ir além, a olhar a pessoa e as intenções do seu coração.
De facto o que torna o homem impuro, não vem de fora, mas de dentro, do coração.
Jesus disse isso claramente.”

O Papa convidou os fiéis a aprenderem com "o príncipe dos Apóstolos que um evangelizador não pode ser um empecilho para a obra criativa de Deus que quer que todos se salvem, mas alguém que favoreça o encontro dos corações com o Senhor".

A seguir, o Papa Francisco perguntou:

Como nos comportamos com os nossos irmãos, sobretudo com aqueles que não são cristãos.
Somos um empecilho para o encontro com Deus?

Somos um obstáculo para o seu encontro com o Pai ou o facilitamos?”





Resumo da catequese de hoje:

Renascidos pela água e pelo Espírito, os crentes são chamados a sair de si mesmos e abrir-se aos outros, adoptando um estilo de viver juntos que transforma cada relação interpessoal numa experiência de fraternidade.
Testemunha excepcional deste processo de «fraternização», que o Espírito quer desencadear na história, é Pedro; vemo-lo na conversão de Cornélio, centurião romano da corte itálica sediada em Cesareia.
O Apóstolo precisava duma mudança de mentalidade e, para isso, Deus intervém com suma criatividade: começa pela visão provocatória duma grande toalha com tantos animais impuros que Pedro é convidado a comer, reagindo ele, como bom judeu: «De modo algum, Senhor! Nunca comi nada de profano nem de impuro».
Mas Deus corrige-o: «O que foi purificado por Deus, não o consideres tu impuro».
Preparado pela visão e pelo ensinamento divino, Pedro recebe ordens de Deus para ir, sem medo, ter com pessoas não circuncidadas; entra na casa de Cornélio e anuncia-lhes Jesus Salvador.
Vê então, maravilhado, descer sobre as pessoas da casa o Espírito Santo, como no dia de Pentecostes.
Deus tinha-as purificado, e Pedro sinaliza isso mesmo ministrando-lhes o Baptismo em nome de Jesus Cristo.
Abramo-nos também nós, como o Príncipe dos Apóstolos, às surpresas de Deus, reconhecendo e favorecendo os caminhos sempre novos pelos quais o Ressuscitado derrama o seu Espírito sobre a humanidade e atrai os corações, dando-Se a conhecer como o «Senhor de todos».



Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário