Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA PARA O MÊS DE NOVEMBRO



INTENÇÃO DE ORAÇÃO UNIVERSAL:

Diálogo e reconciliação no Médio Oriente
   
   
Intenção de oração universal:
Para que no Médio Oriente, no qual diversas tradições religiosas partilham o mesmo espaço de vida, nasça um espírito de diálogo, de encontro e de reconciliação.


REFLEXÃO

O tema da paz, do diálogo e reconciliação no Médio Oriente, onde se encontra a Palestina, é uma realidade sempre presente, não só agora, mas ao longo de tantos anos.
A Terra prometida por Deus ao seu Povo, a terra que Ele escolheu para viver entre nós e onde a Igreja deu os seus primeiros passos na evangelização tem sido palco de guerras, dissensões, extremismos que causam o sofrimento e a morte a tantas pessoas.

Aqui convivem várias religiões (Cristianismo, Judaísmo e Islamismo) e, dento do Cristianismo, várias confissões cristãs (católica, ortodoxa e outras Igrejas de rito oriental).
A convivência entre as várias religiões e confissões cristãs tem encontrado, infelizmente, mais motivos de separação do que união, por razões não apenas religiosas, mas sobretudo políticas e geoestratégicas.
Tantos anos de conflito criaram profundas feridas, difíceis de sarar.

Neste mês, o Papa Francisco pede à sua Rede Mundial de Oração que reze e se mobilize pelo esforço da reconciliação e da paz no Médio Oriente.
A primeira coisa a termos presente é que, apesar da distância física que a maioria dos cristãos tem em relação a esta zona, somos filhos destas terras, das suas tradições e da sua história.
E, por isso, também nos devemos sentir responsáveis pelos nossos irmãos e irmãs na fé, unindo-nos espiritualmente a eles, sobretudo os que são vítimas da discriminação, perseguição e violência.

Não pensemos que este drama não nos diz respeito, pois é o drama da nossa família espiritual mais alargada, toca as raízes da nossa fé.
Talvez um dos maiores motivos para a continuidade destes conflitos seja um certo conformismo e apatia, pensando que não há muito a fazer ou que é um problema demasiado grande para que o possamos resolver.
Pelo contrário, a cada um de nós é-nos confiada a responsabilidade de criar, dentro das nossas possibilidades, horizontes de solução, destacando os esforços que já se fazem no sentido da paz e as iniciativas que se promovem de diálogo e perdão.
E também ajudar a criar uma mentalidade cultural baseada num discurso não de ódio e preconceito, mas de verdadeira fraternidade e apreço pela diferença e riqueza destas grandes tradições religiosas e do bem que podem trazer ao mundo.



ORAÇÃO

Senhor Jesus,
vieste até nós e escolheste uma terra concreta,
onde mostraste a todos quem és,
revelando o amor do Pai por todos os seus filhos.

Nós Te pedimos por todos os que
vivem o drama da guerra, da divisão e da perseguição
na Terra Prometida e nos países onde os teus Apóstolos
anunciaram pela primeira vez o Evangelho.

Que o teu Espírito toque o coração
dos que são capazes de tomar as grandes decisões,
para que avancem pelo caminho do diálogo e da paz.

Pai Nosso...


DESAFIOS PARA O MÊS

  • Informar-se sobre a situação política e social do Médio Oriente, divulgando os esforços e iniciativas que se têm feito pela promoção da reconciliação e da paz.
  • Colaborar, na medida do possível, com instituições que apoiam vítimas da guerra e da perseguição religiosa nestes países.
  • Na própria comunidade, promover um momento de oração e informação sobre a riqueza espiritual das tradições religiosas do Médio Oriente, de modo a crescer na consciência da fraternidade que nos une.


O VÍDEO DO PAPA – Diálogo e Reconciliação no Médio Oriente




Rezemos para que no Médio Oriente nasça um espírito de diálogo, de encontro e de reconciliação.
Papa Francisco – Novembro 2019


No Médio Oriente, a coexistência e o diálogo entre as três religiões monoteístas baseiam-se em laços espirituais e históricos.

Dessas terras veio a Boa Nova de Jesus, ressuscitado por amor.

Hoje, muitas comunidades cristãs, juntamente com outras judaicas e muçulmanas, trabalham pela paz, a reconciliação e o perdão.


Rezemos para que, no Médio Oriente, nasça um espírito de diálogo, de encontro e de reconciliação.”


Fontes: Apostolado da Oração; Rede Mundial de Oração do Papa

Sem comentários:

Enviar um comentário