Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

SEMANA DE ORAÇÃO PELOS SEMINÁRIOS 2019



“O Senhor não pensa apenas naquilo que tu és, mas em tudo aquilo que poderás chegar a ser”
   
   
Tem início no domingo dia 10 de Novembro e prolonga-se até ao Domingo dia 17 a Semana dos Seminários.

Promovida pela Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, esta semana dedicada aos Seminários terá na diocese do Porto vigílias de oração nas quatro zonas pastorais.

Na nossa zona pastoral será no dia 14 Novembro, pelas 21 horas na Capela de Nossa Senhora das Dores, presidida por D. Pio Alves.


Na nossa paróquia, os ofertórios das Eucaristias de Sábado dia 16 e Domingo dia 17 revertem para os Seminários.



Mensagem do Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios:

A Semana dos Seminários de 2019 tem um lema - Cristo não pensa apenas naquilo que tu és mas naquilo que poderás chegar a ser – inspirado na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit que o Papa Francisco dirigiu, recentemente, aos jovens e a todo o Povo de Deus.
Os últimos capítulos deste texto que surge na sequência do último Sínodo dos Bispos sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional, correspondem à visão actual do magistério sobre o tema da vocação e concretamente da vocação ao ministério sacerdotal.

O Santo Padre propõe-nos uma atitude de esperança assente na convicção de que «Jesus caminha no meio de nós como fazia na Galileia.
Ele passa pelas nossas ruas, detém-se e olha-nos sem pressa.
O seu chamamento que é atractivo e fascinante» (CV, 277).
Hoje, porém, é mais difícil de escutar e entender pelos jovens porque são bombardeados por uma variedade de estímulos e uma multiplicidade de propostas geradoras de muito ruído e dispersão.

Esse chamamento é o de um amigo, Jesus Cristo, aquele conhece e ama a cada um e por isso quer dar-lhe o melhor.
Assim, a vocação significa antes de mais um dom, um presente, simultaneamente o mais precioso e o mais exigente, porque «os presentes de Deus são interactivos, para os gozar é preciso arriscar».
Não se trata da exigência de «um dever imposto por outro a partir de fora, mas algo que estimula a crescer e optar, para que esse presente amadureça e se torne dom para os outros» (CV, 289).
Abrir-se a esse dom implica um caminhar juntos com Cristo, na amizade e na liberdade, num seguimento próprio do discípulo que deseja aprender com o Mestre.

Esta amizade com Jesus «não é uma relação fugaz ou passageira mas estável, firme, fiel, que amadurece com o passar do tempo» (CV, 152).
Ela não conduz ao isolamento mas impele cada um a sair de si mesmo e abrir-se ao outros, a abraçar os outros com amor e procurar o seu bem.
A vocação assim entendida é chamamento ao serviço missionário dos outros e ajuda cada um a descobrir e fazer brotar o melhor de si mesmo para o serviço da Igreja e do mundo.

O Seminário é o espaço necessário para o discernimento e para uma sólida configuração com Cristo dos discípulos que serão enviados em missão como pastores em seu nome.
Esse discernimento é favorecido pela vida comunitária própria do seminário que ajuda cada um na descoberta de si mesmo e do outro.
Exige ainda espaços de silêncio e oração essenciais para um profundo encontro com Cristo, para o consolidar uma verdadeira espiritualidade sacerdotal e sobretudo para tomar decisões ponderadas e estáveis.

O Seminário é também o tempo indispensável para que o percurso de discernimento seja devidamente acompanhado, pessoal e comunitariamente.
Em todo esse processo há perguntas a responder, dúvidas a esclarecer e receios a superar.
Por isso é fundamental o papel das equipas formadoras dos seminários, em articulação com a diocese e o seu Bispo, bem como o papel das famílias, das comunidades cristãs, dos grupos e movimentos e até dos amigos.

A Semana dos Seminários é ocasião para reflectir na centralidade da questão vocacional e para um renovado compromisso em ordem a uma «cultura vocacional».
É também oportunidade para animar os jovens que fazem parte dos vários seminários do nosso país e reconhecer o precioso trabalho das equipas formadoras e de todos os que colaboram na vida dos seminários.

A todos os cristãos é pedido, durante esta semana e sempre, um especial apoio e carinho pelos seminários que se pode manifestar na oração e na ajuda material.

A todos os jovens se renova o apelo do Papa para que cada um saiba responder à pergunta: «para quem sou eu?», começando por reconhecer as qualidades e carismas que Deus lhe concedeu e dispondo-se a pô-los ao serviço de todos.
E se for chamado a ao ministério sacerdotal ou à vida consagrada saiba responder com coragem e alegria, confiante de que o Senhor «não pensa apenas naquilo que tu és mas em tudo aquilo que, juntamente com Ele e todos os outros, poderás chegar a ser» (CV, 290).

+ António Augusto Azevedo



Nota Pastoral do Bispo do Porto:

Semana dos Seminários: para que o coração da Diocese irrigue todo o corpo eclesial

É da tradição da Igreja dedicar específicos tempos a temáticas urgentes e inadiáveis: Dia Mundial da Paz, Dia das Missões, Semana da Vida, etc.
Aliás, como, mais tarde, a sociedade civil veio a imitar.
Mas um dos temas propostos há mais tempo e com maior intensidade é precisamente o dos Seminários.
É que a Igreja sabe que eles constituem como que o coração que há-de bombear o sangue que vivificará todo o corpo eclesial.

Sim, o sacerdócio comum dos fiéis será tanto mais valorizado, apreciado e exercitado quanto mais o ministerial viver para ele.
Na prática, o sacerdócio ordenado é condição da promoção dos leigos e do seu sacerdócio comum.
Engana-se quem vive de chavões e anda por aí a propalar que esta é a “hora dos leigos” e, como tal, se bastam a si mesmos e não precisam dos sacerdotes.
A experiência demonstra que são precisamente os leigos mais esclarecidos e activos quem mais reclama o ministério insubstituível dos padres.

Não existe oposição entre clero e laicado.
Pelo contrário: um clero que não existisse para o serviço do povo de Deus nem tinha razão teológica de ser nem sequer sentiria identidade eclesial.
E, da parte dos leigos, sabemos bem que uma laicidade sem sacerdotes quase sempre se transforma em laicismo anti fé: sem um clero que saiba ocupar o seu lugar e dedicar-se de alma e coração à causa do povo de Deus, a laicidade que, por si, é sadia, facilmente decai no laicismo doentio e rançoso, quando não velhaco e opressor, como a realidade demonstra.

Na próxima Semana dos Seminários, que celebraremos de 10 a 17 de Novembro, convido, cordialmente, todos os fiéis da Diocese do Porto a reflectirem nisto e a empenharem-se, de alma e coração, na causa sacerdotal.
A vários níveis: na dedicação e apreço pelos sacerdotes; na visita aos velhinhos e doentes, mormente na nossa Casa Sacerdotal; no despertar vocacional persistente e contínuo; na oração “ao Senhor da messe para que envie operários para a sua messe”; na ajuda económica significativa, até porque, brevemente, iremos iniciar obras muito volumosas em dois dos nossos Seminários; enfim, na divulgação afectiva desta causa e na simpatia por ela demonstrada.

Os cristãos do Porto sabem que precisam de Padres.
Então, ajudem a formá-los no único lugar possível onde um jovem generoso se transforma num Pastor “com o cheiro das ovelhas”: o Seminário.


+ Manuel, Bispo do Porto





ORAÇÃO DA SEMANA DOS SEMINÁRIOS

Senhor Jesus Cristo, fonte de vida nova,
Tu que não olhas ao que somos
mas ao que poderemos chegar a ser,
abre caminhos de construção do Reino,
ajudando-nos a ser mansos e humildes de coração.

Tu que vives e revelas o imenso amor do Pai,
nós te pedimos que continues
a despertar o coração dos jovens
para que aceitem o desafio de Te seguir,
caminhando em liberdade, sem medos e resistências,
e, animados pelo Espírito Santo,
se façam ao largo e lancem as redes para a pesca.

Por intercessão da Virgem Maria e de S. José,
nós Vos pedimos pelos Seminários, pelos seminaristas
e por todos os jovens a quem chamas e envias.
Fazei que neles brotem sinais de esperança,
sementes de entrega e verdadeiro serviço.

Concede-nos, pela graça do baptismo,
o dom da escuta da Tua voz
e da resposta generosa,
colaborando na edificação do Reino de Deus.

Ámen.




Fontes: Voz Portucalense; Diocese do Porto; Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário