Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

TODOS AQUI NASCEMOS






Uma caminhada diocesana para nascer de novo neste Natal
   
   
Para viver o Advento na diocese do Porto

A recém-nomeada Equipa de Coordenação do Projecto para o triénio pastoral, centrado na iniciação ou reiniciação cristã, preparou uma proposta pastoral, para viver os tempos fortes que vão do Advento à Festa do Baptismo do Senhor.
Todos aqui nascemos” é a ideia forte da caminhada, tendo em conta que “entre o Natal de Jesus e o Baptismo cristão há realmente uma afinidade de raiz: ambos celebram o nascimento pelo qual todos somos dados à luz como filhos de Deus”.

Em sintonia com o tema diocesano “como os ramos na videira” é sugerido que a árvore do Natal possa ser uma videira e que a luz da coroa do Advento e do tempo do Natal seja acesa a partir do círio pascal.
Onde for possível, pode estabelecer-se alguma relação entre o Presépio e Baptistério, respectivamente lugares do nascimento e do renascimento para uma vida nova.
Do ponto de vista pastoral, trata-se de criar dinâmicas que ajudem a redescobrir a graça do Baptismo, a partir de uma mistagogia dos ritos pré-baptismais.

Para a memória viva e para a redescoberta do Baptismo são feitas várias propostas pessoais e pastorais, que ajudam a “nascer de novo neste natal”.
O guião litúrgico com o desafio, as orações e as propostas para cada domingo, festa ou solenidade, é apenas um contributo para facilitar a ligação entre a liturgia e a vida da comunidade eclesial e a oração e a vivência em família.

No âmbito do tema do plano diocesano de pastoral 2019-2020, destaque na caminhada do advento para a apresentação de várias propostas de simbologia baptismal para a vivência do Natal, tais como: construir a coroa do Advento com as velas do Baptismo; sinalizar as velas do Natal com as datas do Baptismo; propor uma oração familiar ao acender as velas do Baptismo ou da coroa do Advento; escolher uma videira como árvore de Natal; decorar a árvore colocando nas raízes os nomes dos avós, no tronco os nomes dos pais, nos ramos o nome dos filhos.


Temas da caminhada diocesana para nascer de novo neste Natal:

1Dez2019 - I Domingo do Advento – ano A
Baptizados: Dados à luz!

8Dez2019 - II Domingo do Advento A; Solenidade da Imaculada Conceição
Baptizados: Habitados por Deus!

15Dez2019 - III Domingo do Advento A
Baptizados: Filhos de um Deus maior!

22Dez2019 - IV Domingo do Advento A
Baptizados: Amados por Deus!

25Dez2019 – Dia de Natal
Baptizados: Nascidos de novo!

29Dez2019 - Festa da Sagrada Família
Baptizados: Chamados à santidade!

1Jan2020 - Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus
Baptizados: Chamados pelo nome!

6Jan2020 – Solenidade da Epifania do Senhor
Baptizados: Todos filhos de Deus!

12Jan2020 - Festa do Baptismo do Senhor
Baptizados e enviados!


Fonte: Voz Portucalense; Diocese do Porto


Sem comentários:

Enviar um comentário