Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA PARA O MÊS DE DEZEMBRO




INTENÇÃO DE ORAÇÃO UNIVERSAL:

O futuro dos mais jovens
   
   
Intenção de oração universal:
Para que cada país tome as medidas necessárias para fazer do futuro dos mais jovens uma prioridade, sobretudo daqueles que estão a sofrer.


REFLEXÃO

Neste mês de Dezembro, o Papa Francisco tem como intenção a promoção do futuro dos mais jovens.
No mês do Natal, em que celebramos o nascimento de Jesus, o ambiente em que nos movemos abre-nos ao futuro e à esperança.
Cada ser humano, na sua dignidade de filho de Deus, tem direito a condições dignas para crescer, construir o seu projecto de vida, contribuir para uma sociedade mais justa.

O futuro da humanidade está nas mãos das novas gerações e é a elas que devem ser proporcionados os meios para que desempenhem a sua função no mundo e na sociedade, através da educação, cuidados de saúde, promoção de condições dignas de trabalho, que possibilitem a estabilidade das suas famílias.

É urgente que as instâncias políticas e económicas assegurem o futuro, através de medidas que privilegiem os mais jovens.
Neste mês, somos convidados a rezar por aqueles que têm a capacidade e a responsabilidade de assegurar o futuro, abrindo aos jovens caminhos que não
sejam constituídos por obstáculos.
Os jovens, hoje, sofrem por causa da falta de sentido, da precariedade económica, do desânimo diante do futuro, pois assistem, muitas vezes impotentes, à manutenção cega de sistemas que põem os interesses do presente à frente das necessidades e desafios do futuro.

Para isso, é importante que os jovens também se sintam implicados nas decisões que tocam o seu futuro.
Neste sentido, requer-se um exercício exigente de motivação e participação, ajudando os jovens a sair de uma certa apatia que caracteriza a cultura de hoje e os faça protagonistas da História.
Este exercício começa em casa, nas comunidades paroquiais, nas escolas…
Como educadores, que acompanhamos os jovens no seu crescimento humano e espiritual, que estamos a fazer para os motivar a tomar nas mãos a responsabilidade do seu futuro?



ORAÇÃO

Pai de Bondade,
o Natal do teu Filho Jesus
abre ao mundo um tempo novo,
tempo de esperança e de paz.

Nós Te pedimos pelos jovens,
especialmente os que vivem desanimados
nas suas dificuldades e sofrimentos,
que não encontram entusiasmo no futuro,
nem o apoio que necessitam para terem
uma vida digna.

Ajuda-nos a apostar no futuro,
abraçando com amor os jovens de hoje,
para que possam transformar o mundo
que criaste
num espaço de vida e fraternidade
entre todos.

Pai Nosso...


DESAFIOS PARA O MÊS

  • Promover, na própria comunidade, um tempo de reflexão sobre os desafios que hoje os jovens enfrentam diante do futuro, a nível social, económico, de educação.
  • Implicar os jovens nas decisões que afectam as suas vidas, a começar em casa, nas comunidades paroquiais, na organização da vida social e política. Que espaços de participação podem ser criados e como os tornar efectivos?
  • Promover um tempo de oração, organizado pelos jovens, em que eles mesmos sensibilizem a comunidade para os apoiar nas suas dificuldades e motivar nos seus desejos de um futuro melhor.



O VÍDEO DO PAPA – O futuro dos mais jovens





Rezemos para que todos os países tomem as medidas necessárias para fazer com que seja uma prioridade o futuro das crianças, sobretudo daquelas que sofrem.
Papa Francisco – Dezembro 2019


Cada criança marginalizada, cada criança abusada, cada criança abandonada, cada criança sem escola, sem atendimento médico, é um grito que se eleva a Deus.
Em cada uma delas é Cristo, que veio ao nosso mundo como uma criança indefesa, é Cristo que nos olha em cada uma dessas crianças.
Rezemos para que todos os países decidam tomar as medidas necessárias para fazer com que o futuro das crianças seja uma prioridade, especialmente o futuro das crianças que hoje estão a sofrer.”




Fontes: Apostolado da Oração; Rede Mundial de Oração do Papa


Sem comentários:

Enviar um comentário