Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 18 de janeiro de 2020

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS 2020



Decorre de 18 a 25 de Janeiro e recorda este ano os migrantes e refugiados que são vítimas de naufrágios no Mediterrâneo
   
   
Os materiais para a Semana de Oração deste ano foram escritos pelas Igrejas cristãs de Malta e Gozo, podendo ler-se na introdução do documento:

A 10 de Fevereiro, muitos cristãos em Malta celebram a festa do naufrágio de São Paulo, destacando e agradecendo a chegada da fé cristã nessas ilhas.
A leitura de Actos dos Apóstolos usada na festa é o texto escolhido para a Semana de Oração deste ano.”

A passagem bíblica escolhida para 2020 foi tirada do livro dos Actos dos Apóstolos (27,18-28,10), narrando o naufrágio de São Paulo a caminho de Roma e tendo por tema “Trataram-nos com uma amabilidade fora do comum” (Actos 28,2).

O episódio do naufrágio “repropõe o drama da humanidade diante do terrificante poder dos elementos da natureza”, e a capacidade de Paulo de se elevar “como um farol de paz no tumulto”, porque “ele sabe que a sua vida está nas mãos de Deus”.
O subsídio coloca em evidência que no naufrágio “pessoas diversas e em desacordo entre elas, desembarcam juntas sãs e salvas”, “abraçadas pelo amor e pela providência de Deus”.

A analogia com a actualidade é evidente:

Hoje muitas pessoas enfrentam os mesmos perigos no mesmo mar. Os mesmos lugares citados nas Escrituras caracterizam as histórias dos migrantes de hoje. Em várias partes do mundo, muitas pessoas enfrentam viagens perigosas, por terra e pelo mar, para fugir de desastres naturais, guerras e pobreza. Também para eles, são vidas à mercê de forças imensas e altamente indiferentes, não só naturais, mas também políticas, económicas e humanas”.

E esta indiferença humana assume várias formas, como daqueles que “vendem às pessoas desesperadas lugares em embarcações não seguras para a navegação; ou que decidem não enviar barcos de salvamento; ou ainda repelem os barcos com migrantes”.
Portanto, a narração dos Actos dos Apóstolos “interpela-nos como cristãos que juntos enfrentamos a crise ligada às migrações”.

A hospitalidade é uma virtude muito necessária na nossa busca da unidade cristã.
É uma prática que nos leva a uma maior generosidade para os necessitados.
As pessoas que mostraram benevolência fora do comum a Paulo, e os seus companheiros não conheciam ainda Cristo, mas mesmo assim é através da sua benevolência fora do comum que um povo dividido vai ficando unido.
A nossa própria unidade cristã será descoberta não apenas ao mostrarmos hospitalidade de uns para os outros, embora isso seja muito importante, mas também através de encontros amigáveis com aqueles que não partilham a nossa língua, cultura ou fé.

Em tais viagens tempestuosas e encontros casuais, a vontade de Deus para a Igreja e para todas as pessoas será cumprida.
Como Paulo proclamará em Roma, a salvação de Deus foi enviada a todos os povos (cf. At 28,28).

As reflexões para os oito dias e a celebração serão baseadas no texto dos Actos dos Apóstolos.

Os temas para os oito dias são:
Dia 1: Reconciliação: Atirando a carga ao mar.
Dia 2: Iluminação: Buscando e apresentando a luz de Cristo.
Dia 3: Esperança: Mensagem de Paulo
Dia 4: Confiança: Não tenhas medo, crê.
Dia 5: Fortalecimento: Partilhando o pão para a viagem.
Dia 6: Hospitalidade: Demonstra benevolência fora do comum.
Dia 7: Conversão: Mudando os nossos corações e mentes
Dia 8: Generosidade: Recebendo e dando.


Material preparado pelas Igrejas Cristãs de Malta e Gozo, em colaboração com um comité internacional composto por representantes do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e da Comissão de Fé e Constituição do Conselho Ecuménico de Igrejas.



A Sé de Aveiro acolhe o início do Oitavário de oração pela unidade dos cristãos.

D. Manuel Felício, Bispo da Guarda e Vogal da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização, preside este sábado pelas 21H00 ao momento de oração ecuménico que conta com a presença de D. António Moiteiro – bispo de Aveiro, D. Jorge Pina Cabral – bispo da Igreja Lusitana, D. Sifredo Teixeira – bispo da Igreja Metodista, Representantes da Igreja Presbiteriana e Clérigos do COPIC.








Fontes: Notícias do Vaticano; Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos; Arquidiocese de Malta; Diocese do Porto; Diocese de Aveiro



Sem comentários:

Enviar um comentário