Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 30 de abril de 2025

JUBILEU DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

 



Vocês estão

no coração da Igreja”

   


Decorreu esta Segunda e Terça-feira, dias 28 e 29 de Abril de 2025, na Praça de São Pedro.

Centenas de pessoas com deficiência, acompanhadas por suas famílias e cuidadores, participaram no Jubileu das pessoas com deficiência na Praça São Pedro. Provenientes de 95 países, ouviram a catequese do arcebispo Rino Fisichella, ex-pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização.

Vocês estão no coração da Igreja”, diz dom Fisichella, referindo-se às pessoas mais vulneráveis, frágeis e fracas, que muitas vezes não recebem a atenção que merecem. “Na fraqueza - explica - devemos encontrar a nossa vocação na Igreja; a fraqueza é um instrumento para amar ainda mais. Façam da deficiência a força do amor que se doa a todos; ninguém mais do que vocês pode dar testemunho do amor cristão.”

O convite do arcebispo é para não desviar o olhar: “Por muito tempo vocês estiveram na sombra, este é o momento de reavivar a esperança”, porque aqueles que experimentam a fraqueza são testemunhas do amor de Cristo.

O prelado conta então a história de uma criança nascida numa família nobre em 1013 na Suábia. Uma criança com deficiência, deformada, que foi confiada a uma comunidade de monges. O menino chamava-se Erman, não falava nem escrevia, mas os frades acolheram-no com carinho mesmo assim. Aprendeu latim, grego, matemática, música e até árabe, e depois morreu de pleurisia.

Sabem por que lhe contei esta história?”, pergunta D. Fisichella. “Porque Erman escreveu o Salve Rainha”, uma oração de fé nascida de um menino com deficiência que “experimentou o que era a verdadeira esperança, a verdadeira fé e o amor por Maria, mãe da misericórdia”.

Por isso, conclui D. Fisichella, nunca se devem dar por vencidos, “tornem-se mais criativos, alegres, capazes de comunicar a esperança que está dentro de vocês”.




Fonte: Notícias do Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário