Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 11 de dezembro de 2021

3.º DOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO – Ano C

 



«Está a chegar quem é mais forte do que eu»

   


O tema deste 3º Domingo pode girar à volta da pergunta: “e nós, que devemos fazer?” Preparar o “caminho” por onde o Senhor vem significa questionar os nossos limites, o nosso egoísmo e comodismo e operar uma verdadeira transformação da nossa vida no sentido de Deus.

O Evangelho sugere três aspectos onde essa transformação é necessária: é preciso sair do nosso egoísmo e aprender a partilhar; é preciso quebrar os esquemas de exploração e de imoralidade e proceder com justiça; é preciso renunciar à violência e à prepotência e respeitar absolutamente a dignidade dos nossos irmãos. O Evangelho avisa-nos, ainda, que o cristão é “baptizado no Espírito”, recebe de Deus vida nova e tem de viver de acordo com essa dinâmica.

A primeira leitura sugere que, no início, no meio e no fim desse “caminho de conversão”, espera-nos o Deus que nos ama. O seu amor não só perdoa as nossas faltas, mas provoca a conversão, transforma-nos e renova-nos. Daí o convite à alegria: Deus está no meio de nós, ama-nos e, apesar de tudo, insiste em fazer caminho connosco.

A segunda leitura insiste nas atitudes correctas que devem marcar a vida de todos os que querem acolher o Senhor: alegria, bondade, oração.


Comentário do padre Manuel Barbosa, scj:


LEITURA I – Sof 3,14-18a

Leitura da Profecia de Sofonias

Clama jubilosamente, filha de Sião; solta brados de alegria, Israel.

Exulta, rejubila de todo o coração, filha de Jerusalém.

O Senhor revogou a sentença que te condenava, afastou os teus inimigos. O Senhor, Rei de Israel, está no meio de ti e já não temerás nenhum mal. Naquele dia, dir-se-á a Jerusalém:

«Não temas, Sião, não desfaleçam as tuas mãos. O Senhor teu Deus está no meio de ti, como poderoso salvador. Por causa de ti, Ele enche-Se de júbilo, renova-te com o seu amor, exulta de alegria por tua causa, como nos dias de festa».


LEITURA II – Filip 4,4-7

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Filipenses

Irmãos:

Alegrai-vos sempre no Senhor. Novamente vos digo: alegrai-vos. Seja de todos conhecida a vossa bondade. O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com coisa alguma; mas em todas as circunstâncias, apresentai os vossos pedidos diante de Deus, com orações, súplicas e acções de graças. E a paz de Deus, que está acima de toda a inteligência, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.


EVANGELHO – Lc 3,10-18

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, as multidões perguntavam a João Baptista:

«Que devemos fazer?»

Ele respondia-lhes: «Quem tiver duas túnicas reparta com quem não tem nenhuma; e quem tiver mantimentos faça o mesmo».

Vieram também alguns publicanos para serem baptizados e disseram: «Mestre, que devemos fazer?»

João respondeu-lhes: «Não exijais nada além do que vos foi prescrito».

Perguntavam-lhe também os soldados: «E nós, que devemos fazer?»

Ele respondeu-lhes: «Não pratiqueis violência com ninguém nem denuncieis injustamente; e contentai-vos com o vosso soldo».

Como o povo estava na expectativa e todos pensavam em seus corações se João não seria o Messias, ele tomou a palavra e disse a todos:

«Eu baptizo-vos com água, mas está a chegar quem é mais forte do que eu, e eu não sou digno de desatar as correias das suas sandálias. Ele baptizar-vos-á com o Espírito Santo e com o fogo. Tem na mão a pá para limpar a sua eira e recolherá o trigo no seu celeiro; a palha, porém, queimá-la-á num fogo que não se apaga».

Assim, com estas e muitas outras exortações,João anunciava ao povo a Boa Nova.


Avisos à Comunidade Paroquial:

Celebrações Eucarísticas

Domingo dia 12Dez, às 9H30 – 3.º Domingo do Tempo do Advento – Ano C, na Igreja Paroquial.


Quarta-feira dia 15Dez, às 19H0 Eucaristia na Igreja Paroquial.

Sábado dia 18Dez, às 17H00 – Eucaristia Vespertina na Igreja Paroquial.

Domingo dia 19Dez, às 9H30 4Domingo do Tempo do Advento – Ano C, na Igreja Paroquial.


Encontro de formação para os Coros da Vigararia

Realiza-se na próxima Sexta-feira dia 17 de Dezembro, às 21H00, no Salão Paroquial de Alvarelhos.


Aquisição de instalação sonora para a Capela de São Pantaleão

Como foi comunicado na passada semana, dadas as deficientes condições sonoras do sistema de som da capela, foi adquirido um novo sistema de som para a Capela de São Pantaleão e modernizado o sistema da igreja. O investimento total foi de 2.500,00€. Dado tratar-se de um valor avultado, pedimos a colaboração dos paroquianos. Os donativos podem ser entregues ao nosso Pároco, ao Conselho Económico ou, num envelope - identificando o destino do donativo, no Ofertório das Eucaristias.


Sínodo dos Bispos 2022 - Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão

Desde a Solenidade de Cristo-Rei, todas as comunidades são chamadas a responder a um conjunto de perguntas a respeito do Sínodo.

Em cada Domingo do Tempo do Advento somos convidados a responder, individualmente ou em família, a uma pergunta. As respostas permitirão preparar as respostas da nossa comunidade paroquial a este tempo de escuta na Caminhada Sinodal.

Os textos são distribuídos no final das Eucaristias Vespertinas e Dominicais, ao fundo da igreja, onde haverá também um local, junto à Pia Baptismal, para deixar as respostas.


Coroa do Advento – 3.ª vela: «Está a chegar»

Em família, acendamos a 3.ª vela da Coroa do Advento fazendo a oração proposta:

«Está a chegar quem é mais forte do que eu, e eu não sou digno de desatar as correias das suas sandálias. Ele baptizar-vos-á com o Espírito Santo e com o fogo»

(Lc 3, 10-18)

Sobre o pão e o vinho, na Missa, são repetidas as tuas palavras na última ceia, "Tomai, todos, e comei: Isto é o meu corpo entregue por vós"; "Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu sangue derramado por vós e por todos".

No teu amor por nós, na hora da despedida, não nos deixaste uma lembrança, uma recordação simbólica, uma imagem... deixaste-te a ti mesmo com todo o amor entregue por nós.

Acreditamos que és tu que te fazes presente. Nos sinais humildes do pão e do vinho, tu fazes-te realmente presente.

Senhor Jesus, que a luz da tua presença real na Eucaristia nos ilumine sempre, acolhendo a maravilha de te ter assim tão presente para nós.

Ajuda-nos a reconhecer que só é possível "caminharmos juntos", em Sínodo, se nos alimentamos da Palavra e da Eucaristia.

Ámen.


Folha do 3.º Domingo do Advento com a proposta de Oração e as perguntas da Consulta Sinodal.



Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário