Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 21 de agosto de 2022

XXI DOMINGO DO TEMPO COMUM – Ano C




«Há últimos que serão dos primeiros

e primeiros que serão os últimos»


   


A liturgia deste domingo propõe-nos o tema da "salvação". Diz-nos que o acesso ao "Reino" - à vida plena, à felicidade total ("salvação") - é um dom que Deus oferece a todos os homens e mulheres, sem excepção; mas, para lá chegar, é preciso renunciar a uma vida baseada nesses valores que nos tornam orgulhosos, egoístas, prepotentes, auto-suficientes, e seguir Jesus no seu caminho de amor, de entrega, de dom da vida.

Na primeira leitura, um profeta não identificado propõe-nos a visão da comunidade escatológica: será uma comunidade universal, à qual terão acesso todos os povos da terra, sem excepção. Os próprios pagãos serão chamados a testemunhar a Boa Nova de Deus e serão convidados para o serviço de Deus, sem qualquer discriminação baseada na raça, na etnia ou na origem.

No Evangelho, Jesus - confrontado com uma pergunta acerca do número dos que se salvam - sugere que o banquete do "Reino" é para todos; no entanto, não há entradas garantidas, nem bilhetes reservados: é preciso fazer uma opção pela "porta estreita" e aceitar seguir Jesus no dom da vida e no amor total aos irmãos.

A segunda leitura parece, à primeira vista, apresentar um tema um tanto deslocado e marginal, em relação ao que nos é proposto pelas outras duas leituras; no entanto, as ideias propostas são uma outra forma de abordar a questão da "porta estreita": o verdadeiro crente enfrenta com coragem os sofrimentos e provações, vê neles sinais do amor de Deus que, dessa forma, educa, corrige, mostra o sem sentido de certas opções e nos prepara para a vida nova do "Reino".


Comentário do padre Manuel Barbosa, scj:



LEITURA I - Is 66,18-21

Leitura do Livro de Isaías

Eis o que diz o Senhor:

«Eu virei reunir todas as nações e todas as línguas, para que venham contemplar a minha glória. Eu lhes darei um sinal e de entre eles enviarei sobreviventes às nações:

a Társis, a Fut, a Luc, a Mosoc, a Rós, a Tubal e a Java, às ilhas remotas que não ouviram falar de Mim nem contemplaram ainda a minha glória, para que anunciem a minha glória entre as nações. De todas as nações, como oferenda ao Senhor, eles hão-de reconduzir todos os vossos irmãos, em cavalos, em carros, em liteiras, em mulas e em dromedários, até ao meu santo monte, em Jerusalém - diz o Senhor – como os filhos de Israel trazem a sua oblação em vaso puro ao templo do Senhor. Também escolherei alguns deles para sacerdotes e levitas».


LEITURA II - Heb 12,5-7.11-13

Leitura da Epístola aos Hebreus

Irmãos:

Já esquecestes a exortação que vos é dirigida, como a filhos que sois:

«Meu filho, não desprezes a correcção do Senhor, nem desanimes quando Ele te repreende; porque o Senhor corrige aquele que ama e castiga aquele que reconhece como filho».

É para vossa correcção que sofreis. Deus trata-vos como filhos. Qual é o filho a quem o pai não corrige? Nenhuma correcção, quando se recebe, é considerada como motivo de alegria, mas de tristeza. Mais tarde, porém, dá àqueles que assim foram exercitados um fruto de paz e de justiça. Por isso, levantai as vossas mãos fatigadas e os vossos joelhos vacilantes e dirigi os vossos passos por caminhos direitos, para que o coxo não se extravie, mas antes seja curado.


EVANGELHO - Lc 13,22-30

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, Jesus dirigia-Se para Jerusalém e ensinava nas cidades e aldeias por onde passava. Alguém Lhe perguntou:

«Senhor, são poucos os que se salvam?»

Ele respondeu:

«Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque Eu vos digo que muitos tentarão entrar sem o conseguir. Uma vez que o dono da casa se levante e feche a porta, vós ficareis fora e batereis à porta, dizendo: 'Abre-nos, senhor';

mas ele responder-vos-á: 'Não sei donde sois'. Então começareis a dizer: 'Comemos e bebemos contigo e tu ensinaste nas nossas praças'.

Mas ele responderá:

'Repito que não sei donde sois. Afastai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade'. Aí haverá choro e ranger de dentes, quando virdes no reino de Deus Abraão, Isaac e Jacob e todos os Profetas, e vós a serdes postos fora. Hão-de vir do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul, e sentar-se-ão à mesa do reino de Deus. Há últimos que serão dos primeiros e primeiros que serão os últimos».



Avisos à Comunidade Paroquial:

Catequese Paroquial

As inscrições das crianças que vão frequentar o 1º ano da Catequese Paroquial podem ser efectuadas no final das Eucaristias dos dois primeiros fins-de-semana de Setembro. Para os restantes anos a inscrição será efectuada junto das catequistas no início da catequese.


Jornadas Mundiais da Juventude / Famílias de Acolhimento

Na semana anterior à JMJ Lisboa 2023, de 26 a 31 de Julho de 2023, terão lugar os Dias na Diocese.

Ao longo da semana, os jovens provenientes de todo o mundo são acolhidos em instalações públicas e paroquiais ou em casas de famílias. Durante esses dias de preparação para as JMJ, os participantes podem ficar a conhecer melhor a região que os acolhe, bem como a Igreja local e as suas especificidades. Além dos momentos de oração, partilha e lazer, os jovens inscritos participam em várias iniciativas organizadas pela equipa da JMJ. Os pontos altos são a cerimónia de acolhimento e abertura, a Via-Sacra, a Vigília e, no último dia, a Missa de Envio.

Sobre o programa para estes dias na Diocese do Porto, os participantes, de Quarta a Sexta-feira, da parte da manhã vão estar nas comunidades paroquiais que os vão receber e as tardes vão ser vividas no centro Porto-Gaia, escolhendo o que pretendem fazer e regressando às Famílias de Acolhimento no final da tarde.

Somos convidados a acolher em nossas casas alguns destes jovens que participarão nos Dias da Diocese.


Celebrações Eucarísticas

Domingo dia 21Ago, às 9H30 XXI Domingo do Tempo Comum - Ano C


Sábado dia 27Ago, às 17H00 – Eucaristia Vespertina – 30º Dia de Maria Fernanda de Azevedo Costa.

Domingo dia 28Ago, às 9H30 XXII Domingo do Tempo Comum - Ano C



Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia; Diocese do Porto; JMJ Lisboa 2023


Sem comentários:

Enviar um comentário