Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 31 de dezembro de 2022

MORREU BENTO XVI

 



"Deus é amor"

a chave do seu pontificado

   


Matteo Bruni, Director da Sala de Imprensa da Santa Sé, comunicou esta manhã:

Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9H34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações”.


Desde Quarta-feira passada, quando o Papa Francisco afirmou que seu predecessor estava muito doente, fiéis do mundo inteiro uniram-se em oração pela saúde do Papa emérito. Bento XVI tinha 95 anos e vivia no Mosteiro Mater Ecclesiae desde sua renúncia ao ministério petrino, em 2013.

O corpo do Papa emérito estará na Basílica de São Pedro para a saudação dos fiéis a partir da Segunda-feira, 2 de Janeiro. O funeral será na quinta-feira, 5 de Janeiro, às 9H30 locais na Praça São Pedro, presidido pelo Papa Francisco.

Ainda de acordo com o Director da Sala de Imprensa, Bento XVI recebeu a Unção dos Enfermos na Quarta-feira, ao final da Missa celebrada no Mosteiro e na presença das "Memores Domini", que há anos o assistem diariamente.


Joseph Ratzinger, o Papa emérito Bento XVI, nasceu em Marktl am Inn (Alemanha), a 16 de Abril de 1927. Em 29 de Junho de 1951 foi ordenado sacerdote. De grande valor, central na vida do Pastor Ratzinger, foi a experiência proveitosa da sua participação no Concílio Vaticano II, nas vestes de "perito", experiência que ele viveu também como confirmação da própria vocação por ele mesmo definida "teológica". A 25 de Março de 1977 o Papa Paulo VI nomeou-o Arcebispo de Monastério e Frisinga, recebendo a ordenação episcopal no dia 28 de Maio do mesmo ano. O Papa Paulo VI criou-o e publicou-o Cardeal, do Título de Santa Maria Consoladora no Tiburtino, no Consistório de 27 de Junho de 1977. A 25 de Novembro de 1981 João Paulo II nomeou-o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

Exerceu o Pontificado de 19 de Abril de 2005 até 28 de Fevereiro de 2013.

No dia 6 de Fevereiro de 2013, durante o Consistório Ordinário Público para a canonização de alguns Santos, anunciou a decisão de renunciar ao ministério petrino com estas palavras:

Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idóneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro”.

Em seguida, Bento XVI foi morar na Cidade do Vaticano, junto ao Mosteiro “Mater Ecclesiae”, como Papa Emérito.


Consultar a biografia de Sua Santidade Bento XVI.


Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário