Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 10 de junho de 2023

X DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano A

 




Preferir a misericórdia ao sacrifício

   


A Palavra de Deus deste 10º Domingo do Tempo Comum repete, com alguma insistência, que Deus prefere a misericórdia ao sacrifício. A expressão deve ser entendida no sentido de que, para Deus, o essencial não são os actos externos de culto ou as declarações de boas intenções, mas sim uma atitude de adesão verdadeira e coerente ao seu chamamento, à sua proposta de salvação. É esse o tema da liturgia deste dia.

Na primeira leitura, o profeta Oseias põe em causa a sinceridade de uma comunidade que procura controlar e manipular Deus, mas não está verdadeiramente interessada em aderir, com um coração sincero e verdadeiro, à aliança. Os actos externos de culto – ainda que faustosos e magnificentes – não significam nada, se não houver amor (quer o amor a Deus, quer o amor ao próximo – que é a outra face do amor a Deus).

Na segunda leitura, Paulo apresenta aos cristãos (quer aos que vêm do judaísmo e estão preocupados com o estrito cumprimento da Lei de Moisés, quer aos que vêm do paganismo) a única coisa essencial: a fé. A figura de Abraão é exemplar: aquilo que o tornou um modelo para todos não foram as obras que fez, mas a sua adesão total, incondicional e plena a Deus e aos seus projectos.

O Evangelho apresenta-nos uma catequese sobre a resposta que devemos dar ao Deus que chama todos os homens, sem excepção. O exemplo de Mateus sugere que o decisivo, do ponto de vista de Deus, é a resposta pronta ao seu convite para integrar a comunidade do “Reino”.


Comentário do padre Manuel Barbosa, scj:



LEITURA I – Os 6,3-6

Leitura da Profecia de Oseias

Procuremos conhecer o Senhor. A sua vinda é certa como a aurora. Virá a nós como o aguaceiro de Outono, como a chuva da Primavera sobre a face da terra.

«Que farei por ti, Efraim? Que farei por ti, Judá?» – diz o Senhor – «O vosso amor é como o nevoeiro da manhã, como o orvalho da madrugada, que logo se evapora. Por isso vos castiguei por meio dos Profetas e vos matei com palavras da minha boca; e o meu direito resplandece como a luz. Porque Eu quero a misericórdia e não o sacrifício, o conhecimento de Deus, mais que os holocaustos».


LEITURA II – Rom 4,18-25

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos

Irmãos: Contra toda a esperança, Abraão acreditou que havia de tornar-se pai de muitas nações, como tinha sido anunciado:

«Assim será a tua descendência».

Sem vacilar na fé, não tomou em consideração nem a falta de vigor do seu corpo, pois tinha quase cem anos, nem a falta de vitalidade do seio materno de Sara. Perante a promessa de Deus, não se deixou abalar pela desconfiança, antes se fortaleceu na fé, dando glória a Deus, plenamente convencido de que Deus era capaz de cumprir o que tinha prometido. Por este motivo é que isto «lhe foi atribuído como justiça».

Não é só por causa dele que está escrito «Foi-lhe atribuído», mas também por causa de nós, que acreditamos n’Aquele que ressuscitou dos mortos, Jesus, Nosso Senhor, que foi entregue à morte por causa das nossas faltas e ressuscitou para nossa justificação.


EVANGELHO – Mt 9,9-13

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, Jesus ia a passar, quando viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança dos impostos, e disse-lhe: «Segue-Me». Ele levantou-se e seguiu Jesus.

Um dia em que Jesus estava à mesa em casa de Mateus, muitos publicanos e pecadores vieram sentar-se com Ele e os seus discípulos. Vendo isto, os fariseus diziam aos discípulos: «Por que motivo é que o vosso Mestre come com os publicanos e os pecadores?».

Jesus ouviu-os e respondeu: «Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Ide aprender o que significa: ‘Prefiro a misericórdia ao sacrifício’. Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores».


Avisos à Comunidade Paroquial:


JMJ – Famílias de Acolhimento

Estão abertas as inscrições para as Famílias de Acolhimento. Pretendemos acolher na nossa paróquia os jovens que se preparam para participar da JMJ2023 e que de 26 a 31 de Julho estarão a participar nos Dias das Dioceses. Sejamos acolhedores destes jovens. Quem desejar ser Família de Acolhimento deve inscrever-se junto do Pároco até 18 de Junho.


Passeio da Catequese Paroquial

No dia 17 de Junho temos o Passeio da Catequese a Coimbra. Por esse motivo não haverá Missa Vespertina no Sábado, dia 17. O passeio será igualmente a actividade final deste ano de catequese. Retomaremos a catequese no início do novo Ano Pastoral.


Comissão de Festas

A Comissão de Festas em honra a São Cristóvão e a São Pantaleão iniciou, na primeira semana de Junho, o peditório porta-a-porta. A Festa é um evento da comunidade para a comunidade pelo que apelamos à vossa generosidade. Pede-se a quem tenha interesse em enfeitar os andores para as Festas em honra a São Cristóvão e a São Pantaleão que fale com a Comissão de Festas manifestando a sua vontade.


Celebrações Eucarísticas

Domingo dia 11Jun, às 9H30 – X Domingo do Tempo Comum - Ano A


Quarta-feira dia 14Jun, às 19H00 – Eucaristia


Domingo dia 18Jun, às 9H30 XI Domingo do Tempo Comum - Ano A



Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário