Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

SEMANA DE ORAÇÃO PELOS SEMINÁRIOS 2023


 Decorre de 5 a 12 de Novembro

e tem como tema

Não tenhas medo.

Serás pescador de homens

   


Este ano foi escolhido como tema a frase do Evangelho de S. Lucas: “Não tenhas medo. Serás pescador de homens”.


O presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM) e também reitor do Seminário Maior do Porto, D. Vitorino Soares, bispo auxiliar do Porto, revela em entrevista a Voz Portucalense que nesta Semana, os Seminários afirmam que não estão fechados ou isolados e procuram relação com aqueles que com eles se preocupam “não só na oração, mas também na partilha”.

Por isso esta semana, para nós, adquire este tipo de relação: não estamos fechados, não estamos isolados, nessa semana temos, com certeza, mais alguém que pensa em nós, que se preocupa connosco, não só na oração, mas também na partilha. Mas, fundamentalmente, aquilo que nós vivemos é um desafio que também lançamos, que é que, também esses que pensam em nós, que se interroguem nesta resposta a dar para aquilo que os seminários existem. Que é preparar, formar seminaristas.”


MENSAGEM DO PRESIDENTE DA CEVM PARA A SEMANA DOS SEMINÁRIOS 2023

Em contexto de fim de dia, ao lavar das redes e após uma experiência de desânimo e de fracasso, Jesus propõe um movimento oposto. Foi assim que o Papa Francisco, na oração de vésperas no Mosteiro dos Jerónimos, no decorrer da Jornada Mundial da Juventude, e a partir de Lc. 5,10b, lançou a interpelação: “Não tenhas medo. Serás pescador de Homens”.

Num mar de grande realismo vocacional, todos fomos desafiados a lançar de novo as redes, abraçando com esperança um futuro construído entre todos. A proposta de Jesus feita a Pedro serve de lema para esta Semana de Oração pelos Seminários, neste ano de 2023.

Não tenhas medo. Serás pescador de Homens” é um apelo que nos leva a pensar em nós e nos nossos medos e uma certeza que nos leva a pensar na aposta de quem chama e na missão que nos confia. Trata-se de um convite de Alguém que nos conhece e que aposta em nós, a cada um em particular. Aos seminaristas, às equipas formadoras dos Seminários, às comunidades cristãs, às famílias e este ano, com o dom e a bênção da Jornada Mundial da Juventude no nosso país, a todos os jovens. Nesta variedade de destinatários, queremos sonhar esta semana, de 5 a 12 de Novembro, numa Igreja onde há lugar para todos e que pretende ser um porto seguro para todos os que enfrentam as travessias, os naufrágios e as tempestades da vida.

Como com os primeiros discípulos, Jesus convida-nos a lançar de novo as redes para a pesca, apesar do cansaço, apesar da desilusão, apesar das redes vazias e sentirmos de novo a ilusão inicial, que deve ser revivida e reconquistada. Passar do derrotismo à fé, propõe o Papa Francisco. Para tal é necessária a oração, não bastam os planos e as equipas vocacionais, é fundamental confiar em Jesus e na Sua Palavra. E depois, todos, todos temos de lançar as redes, e não cada um individualmente. Todos juntos, no diálogo, na co-responsabilidade e na participação.

E finalmente a proposta directa: “Serás pescador de Homens”. Quem quer ser pescador de Homens? Não queres tu, que tens um nome, uma história, uma família, uma comunidade? Ser sacerdote é anunciar o Evangelho, é ajudar as pessoas a saírem de tudo aquilo que as afoga, libertar da morte das águas e trazer à vida. Essa é uma boa nova e é também um ato de amor. Transmitir confiança, esperança no meio do desânimo e do fatalismo. É um desafio para muitos jovens que participaram de perto ou à distância na Jornada Mundial da Juventude.

Obrigado à equipa dos formadores dos Seminários do Patriarcado de Lisboa que preparou os subsídios, tão ricos na sua variedade e abrangência, para esta Semana de Oração pelos Seminários 2023. Que eles operem uma pesca milagrosa nas famílias, nas comunidades e também nos Seminários de Portugal, apesar das fragilidades e das feridas, dos tempos em que vivemos.

Que o Senhor da pesca e dos peixes afaste os medos que nos paralisam, cuide de todos os que lançam as redes e dos que as virão a lançar.

Que a Virgem Maria, nossa Mãe, ensine todos os seminaristas a responder com confiança e abandono, e interceda pelos jovens tocados pela Jornada Mundial da Juventude para que respondam com alegria e generosidade.

+ Vitorino Soares

(Presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios)



Fontes: Agência Ecclesia; Conferência Episcopal Portuguesa; Diocese do Porto; Voz Portucalense; Comissão Episcopal Vocações e Ministérios


Sem comentários:

Enviar um comentário