Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 20 de abril de 2024

IV DOMINGO DA PÁSCOA - Ano B

 


Jesus é o Bom Pastor

que chama e cuida

das suas ovelhas

   


O quarto Domingo da Páscoa é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos, neste domingo, somos convidados a escutar um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo João, no qual Jesus é apresentado como “Bom Pastor”. É, portanto, este o tema central que a Palavra de Deus põe, hoje, à nossa reflexão.

No Evangelho é o próprio Jesus que se apresenta como “o Bom Pastor”. Ele ama as suas ovelhas, cuida delas em cada passo do caminho, dá a vida por elas, se for necessário. As ovelhas de Jesus sabem que podem confiar n’Ele, incondicionalmente. Com esta bela imagem, somos convidados a seguir Jesus e a fazer d’Ele a referência fundamental à volta da qual construímos a nossa vida.

A primeira leitura traz-nos um testemunho de Pedro, proclamado em Jerusalém diante das autoridades judaicas: Jesus é o único Salvador, já que “não existe debaixo do céu outro nome, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos”. É a forma, muito particular, que Pedro encontrou para dizer que Jesus é o único pastor que nos conduz em direcção à Vida verdadeira.

Na segunda leitura, o autor da primeira Carta de João convida-nos a contemplar o amor de Deus pelo homem. É porque nos ama com um “amor admirável” que Deus está apostado em levar-nos a superar a nossa condição de debilidade e de fragilidade. Por isso, Deus enviou-nos Jesus, o Bom Pastor.


Comentário do padre Manuel Barbosa, scj:



LEITURA I – Actos dos Apóstolos 4,8-12

Leitura do Livro dos Actos dos Apóstolos

Naqueles dias, Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes:

«Chefes do povo e anciãos, já que hoje somos interrogados sobre um benefício feito a um enfermo e o modo como ele foi curado, ficai sabendo todos vós e todo o povo de Israel: É em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, que vós crucificastes e Deus ressuscitou dos mortos, é por Ele que este homem se encontra perfeitamente curado na vossa presença. Jesus é a pedra que vós, os construtores, desprezastes e que veio a tornar-se pedra angular. E em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos».


SALMO RESPONSORIAL – Salmo 117 (118)

Refrão: A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular.

Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, porque é eterna a sua misericórdia. Mais vale refugiar-se no Senhor, do que fiar-se nos homens. Mais vale refugiar-se no Senhor, do que fiar-se nos poderosos.

Eu Vos darei graças porque me ouvistes e fostes o meu Salvador. A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular. Tudo isto veio do Senhor: é admirável aos nossos olhos.

Bendito o que vem em nome do Senhor, da casa do Senhor nós vos bendizemos. Vós sois o meu Deus: eu Vos darei graças. Vós sois o meu Deus: eu Vos exaltarei. Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, porque é eterna a sua misericórdia.


LEITURA II – 1 João 2,1-5a

Leitura da Primeira Epístola de São João

Caríssimos:

Vede que admirável amor o Pai nos consagrou em nos chamarmos filhos de Deus. E somo-lo de facto. Se o mundo não nos conhece, é porque não O conheceu a Ele. Caríssimos, agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Mas sabemos que, na altura em que se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porque O veremos tal como Ele é.


EVANGELHO – João 10,11-18

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus:

«Eu sou o Bom Pastor. O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. O mercenário, como não é pastor, nem são suas as ovelhas, logo que vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge, enquanto o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário não se preocupa com as ovelhas. Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-Me, do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai; Eu dou a minha vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil e preciso de as reunir; elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor. Por isso o Pai Me ama: porque dou a minha vida, para poder retomá-la. Ninguém Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente. Tenho o poder de a dar e de a retomar: foi este o mandamento que recebi de meu Pai».


Avisos à Comunidade Paroquial:


Os Ofertórios das Eucaristias deste fim-de-semana destinam-se à Pastoral das Vocações.

Como foi anunciado anteriormente, vai realizar-se no Europarque de Santa Maria da Feira, no dia 26 de Maio de 2024, o Dia Diocesano da Família - 10H00, Convívio e piquenique; - 15H30, Celebração e homenagem aos casais que celebram 10, 25, 50 e 60 anos de matrimónio. Quem pretender participar na Celebração deve inscrever-se junto do Sr. Padre José Ricardo até ao dia 5 de Maio.


Visita Pastoral

Como foi divulgado, a Vista Pastoral de Sr. D. Joaquim Dionísio à nossa paróquia vai decorrer de 7 a 12 de Maio. Na última reunião do Conselho Paroquial de Pastoral foi decidido que os ofertórios do primeiro fim-de-semana de Maio, dias 4 e 5, destinam-se a fazer face às despesas com a Visita Pastoral.


Confraria do Santíssimo Sacramento

Os associados da Confraria podem efectuar o pagamento das cotas anuais, no final das Eucaristias dos próximos fins-de-semana, na Casa da Fábrica.

Na Sexta-feira, dia 26 de Abril, às 20H30, no Salão Paroquial, vai realizar-se uma Assembleia Geral da Confraria com a seguinte Ordem de Trabalhos: Leitura da Acta da Assembleia Geral anterior; Apresentação, discussão e aprovação do relatório e contas do ano 2023; Outros assuntos de interesse.


Celebrações Eucarísticas

Domingo dia 21Abr, às 09H30, IV Domingo da Páscoa - Ano B


Quarta-feira dia 24Abr, às 19H00 – Eucaristia


Sábado dia 27Abr, às 17H00 – Eucaristia Vespertina

Domingo dia 28Abr, às 09H30, V Domingo da Páscoa - Ano B


Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia



Sem comentários:

Enviar um comentário