Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

terça-feira, 2 de julho de 2019

O MUNDO É CADA DIA MAIS CRUEL COM OS EXCLUÍDOS



Vídeo-mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2019 que será celebrado no dia 29 de Setembro
   
   
Foi divulgada hoje, em preparação do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2019 que será celebrado no Domingo, 29 de Setembro próximo, sobre o tema “Não se trata apenas de migrantes”.

Este ano o tema “Não se trata apenas de migrantes” é desenvolvido no sub-tema “Trata-se de não excluir ninguém” em que o Papa Francisco quer lançar uma advertência ao mundo actual, muitas vezes “cruel com os excluídos”.

Os demais sub-temas citados pelo Papa Francisco na mensagem em que ele explica os vários significados do tema são: “Trata-se também dos nossos medos”, “Trata-se da caridade”, “Trata-se da nossa humanidade”, “Trata-se de colocar os últimos em primeiro lugar”, “Trata-se da pessoa toda e de todas as pessoas” e “Trata-se de construir a cidade de Deus e do homem”.

As palavras do Papa na vídeo-mensagem são extraídas de um trecho da sua mensagem para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, divulgada em 27 de Maio passado.

«Livrai-vos de desprezar um só destes pequeninos, pois digo-vos que os seus anjos, no Céu, vêem constantemente a face de meu Pai que está no Céu», inicia Francisco com a passagem do Evangelho de Mateus 18, 10.

Não se trata apenas de migrantes: trata-se de não excluir ninguém.
O mundo actual é cada dia mais elitista e cada dia é mais cruel com os excluídos.

Os países em desenvolvimento continuam sendo depauperados dos seus melhores recursos naturais e humanos em benefício de poucos mercados privilegiados.”






Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário