Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 24 de abril de 2021

IV DOMINGO DA PÁSCOA – Ano B

 



Jesus declara-se o Bom Pastor porque dá sua vida pelas ovelhas

   


O 4º Domingo da Páscoa é considerado o "Domingo do Bom Pastor", pois todos os anos a liturgia propõe, neste domingo, um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo João, no qual Jesus é apresentado como "Bom Pastor". É, portanto, este o tema central que a Palavra de Deus põe, hoje, à nossa reflexão.

O Evangelho apresenta Cristo como "o Pastor modelo", que ama de forma gratuita e desinteressada as suas ovelhas, até ser capaz de dar a vida por elas. As ovelhas sabem que podem confiar n'Ele de forma incondicional, pois Ele não busca o próprio bem, mas o bem do seu rebanho. O que é decisivo para pertencer ao rebanho de Jesus é a disponibilidade para "escutar" as propostas que Ele faz e segui-l'O no caminho do amor e da entrega.

A primeira leitura afirma que Jesus é o único Salvador, já que "não existe debaixo do céu outro nome, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos" (neste "Domingo do Bom Pastor" dizer que Jesus é o "único salvador" equivale a dizer que Ele é o único pastor que nos conduz em direcção à vida verdadeira). Lucas avisa-nos para não nos deixarmos iludir por outras figuras, por outros caminhos, por outras sugestões que nos apresentam propostas falsas de salvação.

Na segunda leitura, o autor da primeira Carta de João convida-nos a contemplar o amor de Deus pelo homem. É porque nos ama com um "amor admirável" que Deus está apostado em levar-nos a superar a nossa condição de debilidade e de fragilidade. O objectivo de Deus é integrar-nos na sua família e tornar-nos "semelhantes" a Ele.


LEITURA I - Act 4,8-12

Leitura dos Actos dos Apóstolos

Naqueles dias, Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes:

«Chefes do povo e anciãos, já que hoje somos interrogados sobre um benefício feito a um enfermo e o modo como ele foi curado, ficai sabendo todos vós e todo o povo de Israel:

É em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, que vós crucificastes e Deus ressuscitou dos mortos, é por Ele que este homem se encontra perfeitamente curado na vossa presença. Jesus é a pedra que vós, os construtores, desprezastes e que veio a tornar-se pedra angular. E em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos».


LEITURA II - 1 Jo 3,1-2

Leitura da Primeira Epístola de São João

Caríssimos:

Vede que admirável amor o Pai nos consagrou em nos chamarmos filhos de Deus. E somo-lo de facto. Se o mundo não nos conhece, é porque não O conheceu a Ele. Caríssimos, agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Mas sabemos que, na altura em que se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porque O veremos tal como Ele é.


EVANGELHO - Jo 10,11-18

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus.

«Eu sou o Bom Pastor. O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. O mercenário, como não é pastor, nem são suas as ovelhas, logo que vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge, enquanto o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário não se preocupa com as ovelhas. Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-Me, do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai; Eu dou a minha vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil e preciso de as reunir; elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor. Por isso o Pai Me ama: porque dou a minha vida, para poder retomá-la. Ninguém Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente. Tenho o poder de a dar e de a retomar: foi este o mandamento que recebi de meu Pai».


Reflexão pelo Padre Manuel Barbosa, scj:



Avisos à Comunidade Paroquial:


Celebrações Eucarísticas

Quarta-feira dia 28Abr, às 19H00 – Eucaristia na Igreja Paroquial

30.º Dia do falecimento de Maria Luísa Vieira Alves Maia

Sábado dia 1Mai, às 17H00 – Eucaristia Vespertina no Salão Paroquial

Domingo dia 2Mai, às 09H30 – Eucaristia do 5º Domingo da Páscoa no Salão Paroquial


Confraria do Santíssimo Sacramento

As pagamento das cotas anuais, assim como a inscrição de novos associados, pode ser efectuada no final das Celebrações Eucarísticas.

Recorda-se que a cota anual é de 1,00€ e a jóia de inscrição de 2,50€.

Quinta-feira dia 29Abr, às 20H30 – Assembleia Geral

Agenda:

  1. Leitura da Acta da assembleia anterior;

  2. Relatório e Contas do ano 2020;

  3. Plano de Actividades para o ano 2021;

  4. Orçamento para o ano 2021;

  5. Outros assuntos.

A Assembleia é limitada à participação de 20 associados, com uso de máscara e distanciamento físico, no respeito pelas directivas da DG da Saúde.


Mês de Maria

Recitação do Terço:

  • Aos Sábados, no Salão Paroquial às 18H00;

  • De Domingo a Sexta-feira, na Igreja Paroquial às 21H00.




Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário