Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

segunda-feira, 24 de maio de 2021

PARABÉNS À PROFESSORA DONA ADELAIDE!

 





Que completa hoje um século de vida

   


Conforme consta do assento da Conservatória do Registo Civil de Santo Tirso, foi às zero horas e trinta minutos do dia 24 de Maio de 1921 que na freguesia do Muro nasceu Adelaide de Oliveira Maia.

Foi na então Escola Primária Feminina de São Cristóvão do Muro (ver fotografia 1), hoje Sede da Junta de Freguesia, que com a professora D.ª Laura Iria Vital aprendeu as primeiras letras. Terminado o ensino primário, no ano de 1934 prosseguiu os estudos no Liceu de Santo Tirso onde concluiu o 1.º ciclo liceal no ano lectivo de 1936/37. Continuou os estudos no Liceu Carolina Michaelis no Porto, tendo entretanto concorrido a um concurso extraordinário destinado a estágio para a formação de professoras do ensino primário ao qual foi admitida e aprovada.

Concluída a sua formação, começou a leccionar em 1941 na freguesia de Folgosa da Maia, continuando depois na vizinha Santa Maria de Alvarelhos até 1974. Aqui, passou primeiro por uma escola improvisada, numa casa térrea da Rua de Santa Maria, pertencente à família Marques, espaço que partilhava com um talho – esta casa (ver fotografia 2), agora com dois pisos, encontra-se presentemente em obras; depois, na Escola do Plano Centenário, a Escola Masculina da Giesta (ver fotografia 3) inaugurada em 1957 – hoje é a Sede do Grupo de Escuteiros.

No ano de 1974 passou a leccionar na sua terra natal. Foi na Escola Primária chamada de Estação – Muro (ver fotografia 4) que a Professora D.ª Adelaide prosseguiu a sua missão até se aposentar em 1988.

É ainda de referir que a D.ª Adelaide desempenhou a função de Ajudante do Registo Civil de Santo Tirso no Posto do Registo Civil de Alvarelhos. Muitos de nós temos a sua assinatura na cédula pessoal (ver fotografia 5).

Como sinal de reconhecimento, a Junta de Freguesia de Alvarelhos registou o seu nome na toponímia local e a Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos da Escola do Muro promoveu, no dia 9 de Novembro de 1996, uma homenagem pública à professora D.ª Adelaide e aos seus colegas D.ª Hermínia e Sr. Roboredo.

A propósito da rua com o seu nome (ver fotografia 6), não foi imediato confirmar a sua localização pois já poucos se recordam da sua existência. Apuramos que tem início na Rua de Sá e termina junto à Escola Masculina da Giesta. O desconhecimento deve-se certamente ao facto de a respectiva placa já não existir. Ao executivo da Junta de Freguesia de Alvarelhos, permitam-nos a ousadia, fazemos o pedido para que seja providenciada a reposição da placa em causa. Trata-se de preservar a memória da agora centenária que sabemos ser muito estimada na freguesia de Alvarelhos.


1 – Antiga Escola Primária de São Cristóvão do Muro



2 – Antiga Escola Primária de Santa Maria de Alvarelhos



3 – Escola Masculina da Giesta (Alvarelhos)



4 – Actual Escola Primária de São Cristóvão do Muro



5 – Cédula pessoal com selo branco do Posto do Registo Civil de Alvarelhos



6 – Início da Rua da Professora D.ª Adelaide


Nota: Para este registo servimo-nos de um texto do nosso conterrâneo Dr. Manuel Moutinho Duarte publicado no Boletim Informativo da Junta de Freguesia do Muro / Maio de 2017


Actualizado às 22H00 do dia 24 de Maio de 2021:

O nosso obrigado aos alvarelhenses que diligenciaram para que a placa toponímica fosse recolocada.

Parabéns ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Alvarelhos. Mais eficaz não poderia ter sido – a placa em falta foi reposta às 20H05 do dia do centenário da Sr.ª Professora Adelaide.









Sem comentários:

Enviar um comentário