Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 8 de maio de 2021

VI DOMINGO DA PÁSCOA – Ano B




Somos vocacionados ao amor tendo Jesus como modelo

   


A liturgia do 6º Domingo da Páscoa convida-nos a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa, nos gestos e nas palavras de Jesus e dia a dia tornado presente na vida dos homens por acção dos discípulos de Jesus.

A primeira leitura afirma que essa salvação oferecida por Deus através de Jesus Cristo, e levada ao mundo pelos discípulos, se destina a todos os homens e mulheres, sem excepção. Para Deus, o que é decisivo não é a pertença a uma raça ou a um determinado grupo social, mas sim a disponibilidade para acolher a oferta que Ele faz.

A segunda leitura apresenta uma das mais profundas e completas definições de Deus: "Deus é amor". A vinda de Jesus ao encontro dos homens e a sua morte na cruz revelam a grandeza do amor de Deus pelos homens. Ser "filho de Deus" e "conhecer a Deus" é deixar-se envolver por este dinamismo de amor e amar os irmãos.

No Evangelho, Jesus define as coordenadas do "caminho" que os seus discípulos devem percorrer, ao longo da sua marcha pela história... Eles são os "amigos" a quem Jesus revelou o amor do Pai; a sua missão é testemunhar o amor de Deus no meio dos homens. Através desse testemunho, concretiza-se o projecto salvador de Deus e nasce o Homem Novo.


LEITURA I - Act 10,25-26.34-35.44-48

Leitura dos Actos dos Apóstolos

Naqueles dias, Pedro chegou a casa de Cornélio.

Este veio-lhe ao encontro e prostrou-se a seus pés.

Mas Pedro levantou-o, dizendo:

«Levanta-te, que eu também sou um simples homem».

Pedro disse-lhe ainda:

«Na verdade, eu reconheço que Deus não faz acepção de pessoas, mas, em qualquer nação, aquele que O teme e pratica a justiça é-Lhe agradável».

Ainda Pedro falava, quando o Espírito desceu sobre todos os que estavam a ouvir a palavra. E todos os fiéis convertidos do judaísmo, que tinham vindo com Pedro, ficaram maravilhados ao verem que o Espírito Santo se difundia também sobre os gentios, pois ouviam-nos falar em diversas línguas e glorificar a Deus.

Pedro então declarou:

«Poderá alguém recusar a água do Baptismo aos que receberam o Espírito Santo, como nós?»

E ordenou que fossem baptizados em nome de Jesus Cristo.

Então, pediram-lhe que ficasse alguns dias com eles.


LEITURA II - 1 Jo 4,7-10

Leitura da Primeira Epístola de São João

Caríssimos:

Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Assim se manifestou o amor de Deus para connosco:

Deus enviou ao mundo o seu Filho Unigénito, para que vivamos por Ele.

Nisto consiste o amor:

não fomos nós que amámos a Deus, mas foi Ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados.


EVANGELHO - Jo 15,9-17

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

«Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor. Assim como Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor.

Disse-vos estas coisas, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa.

É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei.

Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi a meu Pai.

Não fostes vós que Me escolhestes; fui eu que vos escolhi e destinei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça. E assim, tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros».


Reflexão pelo Padre Manuel Barbosa, scj: 


Avisos à Comunidade Paroquial:


Celebrações Eucarísticas

Quarta-feira dia 12Mai, às 20H30 – Eucaristia, na Igreja Paroquial

Sábado dia 15Mai, às 17H00 – Eucaristia Vespertina, no Salão Paroquial

Domingo dia 16Mai, às 09H30 – Eucaristia da Solenidade da Ascensão, no Salão Paroquial

    1.º Anivº de António José Soares.


Mês de Maria

Recitação do Terço:

  • Aos Sábados, no final da Eucaristia Vespertina;

  • De Domingo a Sexta-feira, na Igreja Paroquial às 21H00.



Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia; Notícias do Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário