Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA PARA O MÊS DE AGOSTO

 


INTENÇÃO PELA EVANGELIZAÇÃO:


A Igreja a caminho

   


Intenção de oração pela Evangelização:

Rezemos pela Igreja, para que receba do Espírito Santo a graça e a força de se reformar à luz do Evangelho.



REFLEXÃO

Uma das facetas mais visíveis do pontificado do Papa Francisco é a reforma que ele tem vindo a fazer na Cúria Vaticana, um processo lento, em discernimento, que vai, pouco a pouco, procurando fazer da estrutura do Vaticano um organismo mais voltado para a missão da Igreja no mundo do que debruçado sobre si e as suas questões internas.

Mas esta reforma das estruturas não é um fim em si mesma e nem sequer se pode resumir a reforma da Igreja a isto. A reforma da Igreja é, antes de mais, entrar num processo que a torne mais capaz de ser sinal e presença do Amor de Deus Pai no mundo, de uma forma mais evidente e consistente com o Evangelho. Face aos grandes desafios do mundo e numa época de grandes mudanças, num mundo ferido por divisões, extremismos, desigualdades, violência, perda do sentido do valor sagrado da vida humana, a Igreja deseja, com a força do Espírito Santo, ser um sinal da Misericórdia de Deus, não ficando isolada dos problemas, mas comprometendo-se a fundo com as fronteiras existenciais onde vivem e sofrem os filhos e filhas de Deus.

Diremos, com certeza, que isto é o que a Igreja fez, através da vida santa de tantos cristãos ao longo da sua história, mas o Santo Padre, com esta intenção, deseja que aquilo que moveu esses corações seja mais visível no modo como a Igreja, institucionalmente, se entende e percebe o seu lugar e estilo de missão no mundo.

Daí que o Papa Francisco se vá referindo a este estilo de presença, à luz do Evangelho, como uma Igreja que é «hospital de campanha», sem medo de se sujar, uma «Igreja pobre e para os pobres». Em várias circunstâncias, tem feito ecoar estes apelos, que não são apenas para os que têm responsabilidades eclesiais, mas para cada um de nós. Unamo-nos ao Santo Padre nesta conversão que começa no coração, a conversão a Cristo, para mais amar e servir o mundo como Ele fez.


ORAÇÃO

Senhor Jesus, deixaste aos teus Apóstolos o mandato de ir por todo o mundo e anunciar o Evangelho.

A Igreja, que é o teu Corpo, continua hoje essa missão, levando a proximidade do Reino a todos os que precisam da tua graça.

Envia à Igreja o teu Espírito Santo, para que se renove e conforme à tua imagem, e seja no mundo sinal de ternura e misericórdia.

Pai-Nosso...


DESAFIOS PARA O MÊS

  • Amar a Igreja, na sua beleza, diversidade e também nas suas dificuldades, sentindo-me parte deste Corpo e responsável pela sua missão.

  • Discernir e escolher o melhor, pedindo na oração a graça do Espírito Santo, que me ilumina e me faz escolher aquilo que é a vontade do Pai, tal como Jesus o fez.

  • Viver em amizade profunda com Jesus, a única forma de verdadeiramente reformar a própria vida, a partir da oração.

  • Ser disponível para a missão de Cristo, sentindo-me apóstolo enviado em nome da Igreja a todos aqueles com quem me encontro.



O VÍDEO DO PAPA – A Igreja a caminho


Rezemos pela Igreja, para que receba do Espírito Santo a graça e a força de se reformar à luz do Evangelho.”

Papa Francisco – Agosto 2021


A vocação própria da Igreja é evangelizar, e isso não é fazer proselitismo. A vocação é evangelizar, e mais, a identidade da Igreja é evangelizar.

Só podemos renovar a Igreja a partir do discernimento da vontade de Deus na nossa vida diária. E empreendendo uma transformação guiados pelo Espírito Santo. A nossa própria reforma como pessoas, essa é a transformação. Deixar que o Espírito Santo, que é o dom de Deus nos nossos corações, nos lembre do que Jesus ensinou e nos ajude a colocá-lo em prática.

Vamos começar a reformar a Igreja com a reforma de nós mesmos. Sem ideias pré-fabricadas, sem preconceitos ideológicos, sem rigidez, mas avançando a partir de uma experiência espiritual, uma experiência de oração, uma experiência de caridade, uma experiência de serviço.

Sonho com uma opção ainda mais missionária, que vá ao encontro do outro sem fazer proselitismo e que transforme todas as suas estruturas para a evangelização do mundo de hoje.

Recordemos que a Igreja sempre tem dificuldades, sempre tem crises, porque está viva. As coisas vivas entram em crise. Só os mortos não entram em crise.

Rezemos pela Igreja, para que receba do Espírito Santo a graça e a força de se reformar à luz do Evangelho."



Fontes: Apostolado da Oração; Rede Mundial de Oração do Papa


Sem comentários:

Enviar um comentário