Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 13 de maio de 2023

VI DOMINGO DA PÁSCOA - Ano A






Não vos deixarei órfãos

   


A liturgia do 6º Domingo da Páscoa convida-nos a descobrir a presença - discreta, mas eficaz e tranquilizadora - de Deus na caminhada histórica da Igreja. A promessa de Jesus - "não vos deixarei órfãos" - pode ser uma boa síntese do tema.

O Evangelho apresenta-nos parte do "testamento" de Jesus, na ceia de despedida, em Quinta-feira Santa. Aos discípulos, inquietos e assustados, Jesus promete o "Paráclito": Ele conduzirá a comunidade cristã em direcção à verdade; e levá-la-á a uma comunhão cada vez mais íntima com Jesus e com o Pai. Dessa forma, a comunidade será a "morada de Deus" no mundo e dará testemunho da salvação que Deus quer oferecer aos homens.

A primeira leitura mostra exactamente a comunidade cristã a dar testemunho da Boa Nova de Jesus e a ser uma presença libertadora e salvadora na vida dos homens. Avisa, no entanto, que o Espírito só se manifestará e só actuará quando a comunidade aceitar viver a sua fé integrada numa família universal de irmãos, reunidos à volta do Pai e de Jesus.

A segunda leitura exorta os crentes - confrontados com a hostilidade do mundo - a terem confiança, a darem um testemunho sereno da sua fé, a mostrarem o seu amor a todos os homens, mesmo aos perseguidores. Cristo, que fez da sua vida um dom de amor a todos, deve ser o modelo que os cristãos têm sempre diante dos olhos.


Comentário do padre Manuel Barbosa, scj:



LEITURA I - Actos 8,5-8.14-17

Leitura dos Actos dos Apóstolos

Naqueles dias, Filipe desceu a uma cidade da Samaria e começou a pregar o Messias àquela gente.

As multidões aderiam unanimemente às palavras de Filipe, ao ouvi las e ao ver os milagres que fazia. De muitos possessos saíam espíritos impuros, soltando enormes gritos, e numerosos paralíticos e coxos foram curados. E houve muita alegria naquela cidade. Quando os Apóstolos que estavam em Jerusalém ouviram dizer que a Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram lhes Pedro e João. Quando chegaram lá, rezaram pelos samaritanos, para que recebessem o Espírito Santo, que ainda não tinha descido sobre eles. Então impunham lhes as mãos e eles recebiam o Espírito Santo.


LEITURA II - 1 Pedro 3,15-18

Leitura da Primeira Epístola de São Pedro

Caríssimos:

Venerai Cristo Senhor em vossos corações, prontos sempre a responder, a quem quer que seja, sobre a razão da vossa esperança. Mas seja com brandura e respeito, conservando uma boa consciência, para que, naquilo mesmo em que fordes caluniados, sejam confundidos os que dizem mal do vosso bom procedimento em Cristo. Mais vale padecer por fazer o bem, se for essa a vontade de Deus, do que por fazer o mal. Na verdade, Cristo morreu uma só vez pelos nossos pecados o Justo pelos injustos para nos conduzir a Deus. Morreu segundo a carne, mas voltou à vida pelo Espírito.


EVANGELHO - João 14,15-21

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

«Se Me amardes, guardareis os meus mandamentos. E Eu pedirei ao Pai, que vos dará outro Defensor, para estar sempre convosco: o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece, mas que vós conheceis, porque habita convosco e está em vós. Não vos deixarei órfãos: voltarei para junto de vós. Daqui a pouco o mundo já não Me verá, mas vós ver Me eis, porque Eu vivo e vós vivereis. Nesse dia reconhecereis que Eu estou no Pai e que vós estais em Mim e Eu em vós. Se alguém aceita os meus mandamentos e os cumpre, esse realmente Me ama. E quem Me ama será amado por meu Pai e Eu amá-lo-ei e manifestar-Me-ei a ele».


Avisos à Comunidade Paroquial:


JMJ

Durante a próxima semana o Sr. Padre José Ricardo não vai estar na nossa comunidade paroquial, vai estar ocupado na organização das JMJ, pelo que não haverá Missa na Quarta-feira.

Como foi anunciado anteriormente, na semana anterior às Jornadas, na última semana de Julho, de 26 a 31 de Julho, terão lugar os Dias na Diocese (ou Pré-Jornadas), uma oportunidade para as famílias participarem na JM, acolhendo jovens estrangeiros em sua casa. Continuamos a apelar para que as famílias, que aceitem e tenham disponibilidade para receber em suas casas esses jovens, contactem o nosso pároco para efectuar a inscrição como Família de Acolhimento.

Maio, Mês de Maria

Lembramos que estamos a viver o Mês de Maria, com a recitação diária do Terço na Igreja Paroquial:

- de Segunda a Sexta-feira, às 21H00;

- ao Sábado no final da Eucaristia, às 18H00 ;

- ao Domingo às 20H00.

No último Sábado de Maio, dia 27 de Maio, faremos o Encerramento do Mês de Maria, continuando a Recitação do Terço até ao final de Maio.

Este ano o encerramento será no Lugar de Vilares. Por esse motivo, na próxima Quarta-feira, dia 17, às 21H00, junto à imagem de Nossa Senhora em Vilares, haverá uma reunião preparatória com os paroquianos do Lugar de Vilares.

Celebrações Eucarísticas

Domingo dia 14Mai, às 9H30 – 6º Domingo da Páscoa - Ano A


Sábado dia 20Mai, às 17H00 – Eucaristia Vespertina, seguida da Oração do Terço

Domingo dia 21Mai, às 9H30 7º Domingo da Páscoa - Ano A



Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário