Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA PARA O MÊS DE JANEIRO

 



INTENÇÃO DE ORAÇÃO:


Pelo dom da diversidade na Igreja


   


Intenção de Oração:

Rezemos para que o Espírito ajude a reconhecer o dom dos diferentes carismas nas comunidades cristãs e a descobrir a riqueza das diferentes tradições rituais no seio da Igreja Católica.


Reflexão

Ao longo deste mês de Janeiro e durante a semana de oração pela unidade dos cristãos, somos convidados a rezar pela riqueza da diversidade de dons e carismas que Deus oferece à Igreja e à humanidade. A diversidade de dons é um desígnio maravilhoso de Deus para que possamos aprender a reconhecer e a apreciar o dom dos outros para trabalharmos juntos, em sinodalidade, para o bem de todos.

A diversidade entre os cristãos não deve ser motivo de divisão, mas de enriquecimento mútuo. Uma fé viva cresce e aprofunda-se no contacto com culturas diferentes. Isto compreende, além das diferenças entre católicos (carismas, tradições, teologia, ritos), também o diálogo ecuménico. Neste mês de Janeiro temos a oportunidade de conhecer melhor a diversidade de carismas das comunidades cristãs e as diferentes tradições da Igreja Católica, especialmente abrindo-nos ao «pulmão» oriental da Igreja.

O Papa Francisco recorda-nos, na Evangelii gaudium, que os carismas devem ser «eclesiais» (n. 130). Exorta-nos também a aceitar as diferenças, apesar das dificuldades iniciais que elas implicam: «As diferenças entre as pessoas e as comunidades por vezes são incómodas, mas o Espírito Santo, que suscita esta diversidade, de tudo pode tirar algo de bom e transformá-lo em dinamismo evangelizador que actua por atracção» (131).

Na Igreja Católica, a variedade de tradições e rituais mantém a comunhão com o Papa. Cada grupo tem a sua identidade e carácter próprios, mas todos fazem parte da Igreja una, santa, católica e apostólica.


Oração

Espírito Santo, Tu constróis a unidade da Igreja e mostras a tua criatividade infinita através da diversidade de carismas. Ao enriquecer a Igreja com os teus dons, segundo o maravilhoso desígnio da Divina Providência, fazes com que possamos aprender a apreciar o dom dos outros e a trabalhar juntos pelo bem de todos, pondo os nossos carismas ao serviço da comunidade. Que a diversidade entre os cristãos nunca seja causa de divisão, mas sim de enriquecimento mútuo, porque a diversidade dá profundidade e riqueza à vida. Que a diferença não signifique desacordo ou divisão. Não permitas que caiamos na tentação de considerar os nossos dons como superiores aos dos outros, ou a nós mesmos como superiores a eles. Que na Igreja haja lugar para todos e possamos crescer em harmonia, na fé e no amor, como um só corpo, o Corpo de Cristo.

Ámen.


Desafios

- Diversidade. Recorda: és amado por Deus de forma única e o teu irmão também. Cada um tem um dom original para pôr ao serviço.

- Reconhecer o dom. Olha a tua comunidade. Que dons descobres em cada um?

- Descobrir a riqueza. Reconhece a tua riqueza e coloca-a ao serviço da comunidade.

- Acolher o outro. Alegras-te com os dons dos outros? Ajudas o outro a potenciar o melhor de si?

- Agradecer. Agradece o teu próprio dom e o dom que Deus concedeu aos outros, para o bem de todos.


O VÍDEO DO PAPA – Pelo dom da diversidade na Igreja


"Não devemos ter medo da diversidade de carismas na Igreja. Pelo contrário, devemos alegrar-nos por vivenciar esta diversidade.

Já nas primeiras comunidades cristãs, diversidade e unidade estavam muito presentes e numa tensão que deve ser resolvida a um nível superior.

Mais ainda. Para avançar no caminho da fé necessitamos também do diálogo ecuménico com os irmãos e irmãs de outras confissões e comunidades cristãs.

Não como algo que confunde ou incomoda, mas como um dom que Deus dá à comunidade cristã para que cresça como um só corpo, o corpo de Cristo.

Pensemos, por exemplo, nas Igrejas Orientais. Têm as suas tradições próprias, ritos litúrgicos característicos, mas mantêm a unidade da fé. Reforçam-na, não a dividem.

Se formos guiados pelo Espírito Santo, a riqueza, a variedade, a diversidade nunca provocam conflito.

O Espírito recorda-nos que, acima de tudo, somos filhos amados de Deus. Todos iguais no amor de Deus e todos diferentes.

Rezemos ao Espírito para que nos ajude a reconhecer o dom dos diferentes carismas nas comunidades cristãs e a descobrir a riqueza das diferentes tradições rituais dentro da Igreja Católica".


Fonte: Rede Mundial de Oração do Papa


Sem comentários:

Enviar um comentário