Decorre de 18 a 25 de Janeiro
“Amarás ao Senhor teu Deus…
e ao teu próximo como a ti mesmo”
(Lucas 10, 27)
No hemisfério norte a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é celebrada entre os dias 18 e 25 de Janeiro, data proposta em 1908 por Paul Watson (presbítero anglicano que mais tarde se converteu ao catolicismo) por cobrir os dias entre as festas de São Pedro e São Paulo. Por outro lado, visto ser este o período de férias no hemisfério sul, as Igrejas habitualmente escolhem outras datas para celebrar a Semana de Oração, como por exemplo, dias próximos à festa de Pentecostes (de acordo com o que foi sugerido pelo movimento Fé e Constituição em 1926), que é também uma data simbólica para a unidade da Igreja.
Na nossa Diocese, no dia 21 de Janeiro, o Mosteiro de Bande (Mosteiro do Coração Imaculado de Maria), em Paços de Ferreira, recebe uma Celebração Ecuménica pelas 16H00; a Oração de Taizé, que promove o encontro entre os jovens, é no dia 24 de Janeiro, na igreja de Vilar, no Porto, e começa às 21H30.
No último dia do Oitavário de Oração, a Comissão Ecuménica do Porto, promove uma celebração diocesana, com os hierarcas das Igrejas Cristãs, onde vai ser lançado o Roteiro Ecuménico de Oração 2024; está agendada para 25 de Janeiro, a partir das 21H30, na Paróquia Lusitana do Redentor.
As principais divisões entre as Igrejas cristãs ocorreram no século V, depois dos Concílios de Éfeso e de Calcedónia (Igreja Copta, do Egipto, entre outras); no século XI com a cisão entre o Ocidente e o Oriente (Igrejas Ortodoxas); no século XVI, com a Reforma Protestante e, posteriormente, a separação da Igreja de Inglaterra (Anglicana).
Os materiais para esta a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos foram preparados por uma equipa ecuménica no Burquina Faso, coordenada pela Comunidade Chemin Neuf neste país do continente africano.
Oração pela Unidade dos Cristãos como é rezada pela Comunidade Chemin Neuf
Inspirada numa oração do Abade Paul Couturier, Pioneiro da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos
Senhor Jesus, que rezastes para que todos nós fôssemos um, nós vos rogamos pela unidade dos cristãos, segundo a vossa vontade, segundo os vossos meios. Que o Vosso Espírito nos permita vivenciar o sofrimento causado pela divisão, ver o nosso pecado e esperar além de toda esperança. Ámen
Fontes: Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos; Notícias do Vaticano; Agência Ecclesia
Sem comentários:
Enviar um comentário