Celebra-se a 7 de Junho
dia em que a Igreja celebra a
Solenidade do Sagrado Coração de Jesus
DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELA SANTIFICAÇÃO DOS SACERDOTES
Nota pastoral
No dia 7 de Junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, decorre o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. Este ano, quando nos preparamos para o grande Jubileu de 2025, o Jubileu da Esperança. O Papa Francisco sugere-nos a centralidade da oração individual e comunitária “para recuperar o desejo de estar na presença do Senhor, de O escutar e de O adorar”. Trata-se de uma atitude, não centrada sobre nós próprios, mas aberta a Deus e aos outros, através da oração que não nos fecha, mas que nos dispõe a acolher a surpresa e a novidade da Esperança de Deus que Se fez humano há 2025 anos.
Ao rezarmos pela santificação dos sacerdotes, avivamos a nossa vocação de cristãos em chave missionária. Fomos chamados não para nós próprios, não para os nossos amigos ou familiares, não para os nossos preferidos, mas para um serviço a todos. É esta visão que nos mantém próximos e pertença do povo a quem somos enviados. Não como superiores ou proprietários dos outros, mas como membros do mesmo rebanho, com quem caminhamos juntos e todos seguidores do Único Pastor, que é Jesus Cristo. A santificação do sacerdote e do pastor passa muito por este sentido, de nos reconhecermos também como ovelhas pela graça baptismal, que não nos afasta, mas que nos permite resistir às seguranças mundanas e à tentação do poder. Rezar aproxima-nos mais de Jesus, modelo de pastor e da santificação.
Comunidades, famílias, paróquias, rezemos todos pela santificação dos sacerdotes, pois estamos a rezar pela santificação de todo o rebanho. A oração há de ajudar-nos a permanecer no Senhor e a libertarmo-nos da tentação de perseguir obstinadamente os êxitos pastorais, uma vez que na vida de Jesus estes iam diminuindo à medida que Ele caminhava para a cruz, este sim, sinal universal da esperança que não engana. É na cruz que se renova a santidade e é da cruz que brota a força para seguirmos pelo caminho da santidade, que se alcança no dia a dia e não de uma vez para sempre. Esta é uma luta que nunca está vencida nesta terra. A esperança cristã, a fecundidade da Igreja e a vitalidade do sacerdócio vêm da cruz.
Estejamos todos perto da cruz de Jesus, o nosso Senhor, não para brilhar, mas para nos deixarmos incendiar pelo fogo do amor que sempre abre o caminho para a santidade.
+ D. Vitorino José Pereira Soares,
Presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios
Fonte: Conferência Episcopal Portuguesa
Sem comentários:
Enviar um comentário