Abre-te!
Da Quaresma à Páscoa:
Um caminho com sentido(s)
Sob o sinal da esperança no Senhor, "Todos esperam em Ti", percorremos a caminhada do Advento ao Baptismo do Senhor. E a súplica constante ao longo de tal caminhada foi esta: «Abre-nos caminhos de esperança». Em estreita ligação, gostaríamos de percorrer o caminho da Quaresma à Páscoa, acentuando agora o imperativo «abre-te» ao domínio dos cinco sentidos. Porque a atrofia dos sentidos, impede-nos, tantas vezes, de ver, de escutar, de tocar, de cheirar a realidade concreta da vida, pela qual Deus Se revela e nos interpela à conversão. Esta conversão implica a abertura a Deus e aos irmãos. E essa abertura começa necessariamente pelo esforço pessoal de abertura dos cinco sentidos ao conhecimento vital e à experiência de Deus, em nós e no meio de nós. Tradicionalmente, a catequese quaresmal de iniciação cristã assenta na abertura dos cinco sentidos. Pensemos, por exemplo, no «Effathá», isto é, «Abre-te», entre os ritos imediatamente preparatórios do Baptismo. É através desta experiência sensível e relacional, pela brecha dos sentidos, que Ele abre caminhos de esperança e conduz à vida nova da Páscoa.
Num tempo marcado pela dispersão, pela aceleração e pela superficialidade, este percurso propõe uma verdadeira pedagogia dos sentidos. Educar os sentidos é aprender a escutar mais profundamente a Palavra, a reconhecer as sedes que nos habitam, a deixar-nos iluminar pela fé, a tocar a vida ferida com compaixão e, finalmente, a reconhecer, na manhã de Páscoa, o bom odor da vida nova que o Ressuscitado espalha no mundo.
Convidamos, por isso, todas as paróquias, comunidades eclesiais, movimentos e serviços pastorais da Diocese a acolherem esta caminhada com liberdade e criatividade, adaptando-a às suas realidades concretas, de forma sinodal. Para isso, devem os grupos e conselhos pastorais encontrar-se e ajustar à sua realidade pastoral a proposta diocesana.
Que toda a nossa Igreja diocesana possa caminhar unida, como um Porto peregrino, com o coração aberto e os sentidos despertos, rumo à alegria pascal. Que este percurso ajude cada comunidade eclesial e cada fiel a reconhecer, na Páscoa de Cristo, o perfume da esperança da ressurreição que Deus deseja exalar sobre o mundo.
Objectivo geral da caminhada da Quaresma à Páscoa 2026:
Ajudar a viver a Quaresma como um caminho integral de conversão, onde os sentidos humanos, assumidos, abertos e transfigurados por Cristo, são educados, pela própria Liturgia, para acolherem e se abrirem a vida nova da Páscoa do Senhor. A caminhada proposta é um caminho pedagógico, da Quaresma Páscoa, em que Cristo abre progressivamente os nossos sentidos, permitindo que a vida quotidiana se torne lugar de encontro com Deus e, por isso mesmo, vida nova, vida pascal.
Recursos da Caminhada Diocesana da Quaresma à Páscoa 2026
Fonte: Diocese do Porto


Sem comentários:
Enviar um comentário