Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 9 de agosto de 2014

Boletim Paroquial nº 111

Semana de 10 a 17 de Agosto de 2014
19º Domingo do Tempo Comum - Ano A


A REVELAÇÃO DE DEUS”


A liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum tem como tema fundamental a revelação de Deus.
Fala-nos de um Deus apostado em percorrer, de braço dado com os homens, os caminhos da história.

A primeira leitura convida os crentes a regressarem às origens da sua fé e do seu compromisso, a fazerem uma peregrinação ao encontro do Deus da comunhão e da Aliança; e garante que o crente não encontra esse Deus nas manifestações espectaculares, mas na humildade, na simplicidade, na interioridade.

O Evangelho apresenta-nos uma reflexão sobre a caminhada histórica dos discípulos, enviados à “outra margem” a propor aos homens o banquete do Reino.
Nessa “viagem”, a comunidade do Reino não está sozinha, à mercê das forças da morte: em Jesus, o Deus do amor e da comunhão vem ao encontro dos discípulos, estende-lhes a mão, dá-lhes a força para vencer a adversidade, a desilusão, a hostilidade do mundo.
Os discípulos são convidados a reconhecê-l’O, a acolhê-l’O e a aceitá-l’O como “o Senhor”.

A segunda leitura sugere que esse Deus, apostado em vir ao encontro dos homens e em revelar-lhes o seu rosto de amor e de bondade, tem uma proposta de salvação que oferece a todos.
Convida-nos a estarmos atentos às manifestações desse Deus e a não perdermos as oportunidades de salvação que Ele nos oferece.


COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DO SALÃO PAROQUIAL


No passado dia 21 de Junho, dia em que se completaram cinquenta anos da inauguração do Centro Paroquial do Muro, a nossa comunidade homenageou solenemente aqueles que contribuíram com o seu esforço e generosidade para que o sonho se tornasse realidade.
Homenageamos o Sr. Padre Manuel Henriques Ribeiro, o Sr. Arnaldo Ferreira Gonçalves e todos os paroquianos de então já falecidos.

As comemorações tiveram início na Celebração Eucarística às 15 horas.
Foram recordados o Sr. Padre Manuel Henriques Ribeiro, o Sr. Arnaldo Ferreira Gonçalves e todos os paroquianos de então já falecidos, na homilia pelo Sr. Padre Rui e na Oração dos Fieis que transcrevemos:
Neste dia comemorativo dos 50 anos do Centro Paroquial, recordamos o Sr. Padre Manuel Henriques Ribeiro, o Sr. Arnaldo Ferreira Gonçalves a esposa Dª. Mariazinha e a filha Helena e todo o Povo da Comunidade de então, que souberam dar as suas mãos para o engrandecimento desta paróquia.
Oremos irmãos.

Às 21 horas, no Salão Paroquial, decorreu a Sessão Solene de Homenagem.
A Sessão foi iniciada com um Momento Musical de música clássica, interpretado por Isabel Anjo, Daniela Anjo e Ana Maria Teixeira.

Seguiu-se o momento alto da sessão, com a alocução do Dr. José Manuel Guimarães que evocou os homenageados.
Referiu que o Centro resultou da generosidade de um povo que fez seu o sonho que era do pároco; que é a todos os que para a obra trabalharam, aos que partiram e aos que continuam entre nós, que prestamos a nossa homenagem, a nossa gratidão e louvor.
Do timoneiro desta obra, o Padre Manuel Henriques Ribeiro, que idealizou o Centro e galvanizou as pessoas para a grande aventura da sua construção, realçou o seu trabalho pastoral, nomeadamente com a Catequese, os Grupos militantes da Acção Católica, a Equipa de Casais e o grupo dos Cursos de Cristandade.
Do Sr. Arnaldo Ferreira Gonçalves, um homem a quem a paróquia muito deve, expressou a sua admiração e consideração pela sua vida familiar, como empresário, como cidadão e como homem de Fé.
Recordou que para este Centro e para outras actividades da paróquia, contribuiu com a sua opinião, com o seu bom gosto e também com a generosidade das suas ofertas; deu muito, mas mais do que aquilo que deu é de admirar a forma como sabia dar – queria apenas ser mais um colaborador; procurava não impedir que os outros colaborassem, antes pelo contrário.

De seguida procedeu-se à entrega das medalhas-objecto à Dª Isabel, irmã do Sr. Padre Manuel Henriques, à Dª Maria João, filha do Sr. Arnaldo Gonçalves, e ao Sr. Padre Rui em representação dos paroquianos.

Após um segundo Momento Musical pelas intérpretes já referidas, assistimos à projecção do vídeo da Inauguração do Centro Paroquial.

A sessão foi encerrada pelo Sr. Padre Rui que referiu que a melhor e a maior homenagem que podemos fazer a todas as pessoas responsáveis pela construção deste Centro é darmos vida a este espaço; vida onde cada um se sinta em casa, não como em casa, se sinta em casa; esta é a minha casa, uma casa que, necessariamente, há-de transmitir vida.

De seguida, no hall do Centro, o Sr. Padre Manuel Domingues dos Santos procedeu ao descerramento de uma Placa Comemorativa e de Homenagem.
No final todos puderam ver uma Exposição de fotografias da inauguração e dos projectos de construção do Centro Paroquial.

AGRADECIMENTOS
Em primeiro lugar aos familiares dos homenageados que nos honraram com a sua presença:
   Do Sr. Padre Manuel: Maria Isabel, José Ribeiro e esposa, Manuel Ribeiro e esposa;
   Do Sr. Arnaldo Gonçalves: Dª. Maria João Gonçalves, marido e dois filhos; esposa do Sr. Pedro Gonçalves e dois filhos.
A Manuel Campos, Amaro Santos, António Ferreira e Victor Azevedo, membros do Conselho Económico;
A Margarida Pinto, ao Grupo de Jovens e às Zeladoras Rosa Barbosa e Carla Maia;
A Isabel Anjo, Daniela Anjo e Ana Maria Teixeira que nos proporcionaram, de forma graciosa, os dois momentos musicais da sessão;
Às filhas de Conceição Campos, à Maria Adelaide Maia e a José Ramos que disponibilizaram fotografias para a exposição fotográfica;
Às empresas que, gratuitamente, forneceram os materiais e executaram:
    Medalha-Objecto – MaiaLamp; Neves e Neves;
    Placa Comemorativa – Mailamp; JoviÁguas.
Agradecemos ainda o apoio prestado por Cilindros S. Cristóvão, Electrum, Junta de Freguesia do Muro, Muro de Abrigo e Litel.
Uma referência especial ao Carlos Pires da Comissão de Festas pelo apoio prestado, desde a preparação das condições necessárias à realização da Sessão de Homenagem ao apoio no próprio dia da sessão.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Duas Faixas do 50º Aniversário para aplicação exterior 98,40

Barra de latão para a execução das bases da medalha-objecto * 110,21

Gravação de medalhas-objecto 36,90

Corte a laser da placa comemorativa 98,40

Passagem para DVD do filme da inauguração do Centro 89,00

Reprodução de fotografias para a exposição 122,25

Fotocópias de projectos de construção 3,14

Fotocópias de carta aos paroquianos 22,50

Flores para arranjos florais 45,00

TOTAL 625,80
     * a barra adquirida dá para a execução futura de mais 27 bases


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 12 de Agosto, às 19:00
Sexta-feira, dia 15 de Agosto, às 9:15 – Acção de graças a Nª Sª da Assunção
Sábado, dia 16 de Agosto, às 17:00
Domingo, dia 17 de Agosto, às 9:15

ATENDIMENTO
Durante o mês de Agosto não há atendimento

Sem comentários:

Enviar um comentário