Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 28 de novembro de 2020

ORAÇÃO EM FAMÍLIA PARA O PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO

 


Proposta da nossa Diocese para o primeiro Domingo da caminhada do Advento ao Baptismo do Senhor

   


A Caminhada Diocesana do Advento ao Baptismo do Senhor 2020/2021 - proposta familiar da nossa diocese para viver o Natal em tempo de pandemia, tem por lema “Todos irmãos, todos de casa”.


O nosso Bispo escreveu hoje no Twitter:

Com as Vésperas, começa hoje o tempo de Advento e um novo ano litúrgico. Na nossa Diocese, será caracterizado pela oração familiar. Vamos todos recuperar esta dimensão tão típica da "Igreja doméstica"? Família que reza unida permanece unida!”


VÓS, SENHOR, SOIS NOSSO PAI!” é o lema para o primeiro Domingo do Advento.

Guião proposto para a Oração em Família neste fim-de-semana.




Oração em família

Notas práticas


1. Quem não pode ou não deve deslocar-se à Assembleia Eucarística onde floresce o Espírito, seja por obrigação legal de permanecer no domicílio, seja por integrar grupos de risco ou apresentar sintomas ainda não verificados, seja por outra qualquer causa alheia à sua vontade, nem por isso está dispensado de santificar o dia do Senhor pelos meios ao seu alcance:

vivendo na alegria espiritual o dia da ressurreição do Senhor Jesus;

realizando com amor sublimado os serviços que a convivência familiar reclama, sem descurar o conveniente repouso do corpo e do espírito;

dedicando um tempo razoável à oração pessoal e, se possível, em família, com a leitura da Sagrada Escritura e outros exercícios de piedade;

unindo-se espiritualmente, se possível, a alguma celebração eucarística transmitida pela rádio, televisão ou internet;

estabelecendo contacto, pelos meios disponíveis, com familiares, amigos e conhecidos, privilegiando os que mais sofrem a doença ou a solidão;

estando solidariamente atento às necessidades e alegrias dos vizinhos…

2. O esquema de oração que aqui se apresenta não substitui nem dispensa a Eucaristia do Domingo celebrada em comunidade, sempre que possível. Deve antes prepará-la ou prolongá-la.

3. Convém escolher na casa um espaço adequado para celebrar e rezar juntos com dignidade e recolhimento. Onde for possível, prepare-se um pequeno «recanto da oração» (cf. Catecismo da Igreja Católica, 2691) ou, pelo menos, um canto da casa onde neste tempo de Advento, se coloca a Bíblia aberta, o presépio em construção, eventualmente a coroa de advento com as suas quatro ou cinco velas a acender progressivamente, um ícone/imagem da Virgem Maria (pode ser a que vai figurar no presépio). A oração pode também fazer-se reunindo a família em redor da mesa da refeição, porventura já posta para o repasto familiar dominical, ou adornada com uma toalha, uma bíblia e uma vela.

4. A caminhada do Advento ao Natal inclui dez dias santos de preceito: antes do Natal, os 4 domingos de advento e a solenidade da Imaculada Conceição; no tempo festivo, o Natal do Senhor, a Festa da Sagrada Família, as Solenidades de Santa Maria Mãe de Deus e da Epifania e a festa do Baptismo do Senhor. Sugerimos como actividade para os mais novos a preparação e decoração de uma estrela de cinco pontas, subdividindo cada ponta em duas partes por uma bissectriz: cada metade das cinco pontas ir-se-á pintando progressivamente e nela se escreverá uma palavra-chave: ou a sugerida na caminhada para cada dia ou a que cada família decidir; no centro da estrela pintar-se-á uma imagem de Jesus-Menino. No dia de Natal, colocar-se-á a estrela na árvore ou sobre a cabana do presépio e depois ir-se-á retomando para colorir e escrever a palavra das cinco meias pontas restantes.

Em vez de pendurar a estrela, também se poderá colocar na horizontal, como estrutura para a coroa de Advento/Natal, colocando as 4 velas de cada semana do Advento nas 4 pontas laterais e reservando o vértice para uma vela diferente a acender no Natal. No centro colocar-se-á a imagem do Menino, apenas no dia 25 de Dezembro. Mas as outras imagens do presépio poder-se-ão ir colocando nos ângulos e em redor da estrela, de forma progressiva.

5. Cada família poderá adaptar o esquema conforme as necessidades. A oração pode ser guiada umas vezes pela mãe e outras pelo pai (G). As respostas dos presentes são sinalizadas com a sigla R.


Fonte: Diocese do Porto


Sem comentários:

Enviar um comentário