Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA PARA O MÊS DE JANEIRO

 


INTENÇÃO PELA EVANGELIZAÇÃO:


A fraternidade humana

   


Intenção de oração pela Evangelização:

Rezemos para que o Senhor nos dê a graça de viver em plena fraternidade com os irmãos e irmãs de outras religiões, rezando uns pelos outros, abertos a todos.

REFLEXÃO

Não é um acaso que o Papa Francisco queira começar o ano 2021 com uma intenção sobre a fraternidade humana. Este foi o tema central, a par da amizade social, da sua última Encíclica, "Fratelli tutti", publicada em Outubro de 2020. Deseja agora começar o ano com um apelo muito forte à consciência da urgência de abrir a mente e o coração à fraternidade universal, especialmente entre as várias religiões. Aliás, esta tem vindo a ser uma preocupação do Santo Padre, na qual foi dando passos muito significativos. Um dos mais importantes foi expresso com a assinatura do Documento sobre a Fraternidade Humana pela Paz Mundial e a Convivência Comum, juntamente com o Grande Imã de al-Azhar, na sua visita aos Emirados Árabes Unidos, em Fevereiro de 2019.

Pouco tempo depois, o tempo da pandemia obrigou-nos a, como humanidade, entrar «no mesmo barco», em águas muito agitadas, e fez-nos cair na conta de que são necessárias respostas globais aos grandes problemas da humanidade. E esta é uma crise sanitária.

Há, no entanto, outras crises, muito mais persistentes no tempo, que se expressam hoje, por exemplo, nas crescentes tensões políticas e religiosas entre grupos de origens e culturas diferentes que vivem no mesmo espaço. Um dos focos destas tensões são as diferentes religiões, sobretudo nas suas formas mais radicais e violentas. Mas os extremismos políticos e as pressões sociais e económicas que privilegiam uns em detrimento de outros constituem, com toda a certeza, um dos maiores perigos dos dias de hoje, pois põem em causa a igualdade da dignidade humana do outro, diferente de mim.

É necessário, por isso, rezarmos muito e pedirmos que a graça de Deus entre no nosso coração e no coração de cada homem e cada mulher, para vermos em cada ser humano um irmão, um filho amado de Deus. Apenas este olhar de irmãos pode construir o mundo desejado por Deus.


ORAÇÃO

Deus, nosso Pai,

que amas cada um dos teus filhos

e sem cessar cuidas deles e procuras o seu bem,

ajuda-me a ser imagem e exemplo deste teu amor.


Que em cada pessoa eu encontre um irmão

e possa amá-lo com verdade,

acolhê-lo na sua diferença,

respeitá-lo na sua dignidade.


Rezo para que, no coração de todos os teus filhos,

nasça e cresça a semente da fraternidade,

para juntos construirmos o teu Reino nesta terra.

Pai Nosso...


DESAFIOS PARA O MÊS

  • Construir pontes no seio da família, nos próprios ambientes, promovendo sempre os motivos de união e lutando contra a divisão.

  • Acolher a diversidade, dar graças pelas pessoas diferentes de mim, olhá-las como irmãos e irmãs, ser generoso em gestos e atitudes de simpatia e acolhimento.

  • Rezar pela fraternidade humana, pelos que sofrem por serem anulados na sua dignidade, para que sejam olhados como irmãos e não como ameaças.

  • Cultivar a abertura, promovendo momentos de encontro e convívio com grupos religiosos diferentes do meu, fisicamente ou através dos meios digitais.



O VÍDEO DO PAPA – Ao serviço da fraternidade


Sonhemos como uma única humanidade, como caminhantes da mesma carne humana, como filhos desta mesma terra que nos acolhe a todos, cada qual com a riqueza de sua fé ou de suas convicções, cada qual com a própria voz, mas todos irmãos.

Papa Francisco – Janeiro 2021


"Ao rezar a Deus seguindo Jesus, unimo-nos como irmãos àqueles que rezam seguindo outras culturas, outras tradições e outras crenças.

Somos irmãos que rezam.

A fraternidade leva-nos a abrirmo-nos ao Pai de todos e a ver no outro um irmão, uma irmã, para partilhar a vida ou para se apoiar mutuamente, para amar, para conhecer.

A Igreja valoriza a acção de Deus nas outras religiões, sem esquecer que para nós, cristãos, a fonte da dignidade e da fraternidade está no Evangelho de Jesus Cristo.

Nós, que cremos, devemos voltar às nossas fontes e concentrar-nos no que é essencial. O que é essencial da nossa fé, a adoração a Deus e o amor ao próximo.

Rezemos para que o Senhor nos dê a graça de viver em plena fraternidade com os irmãos e irmãs de outras religiões e não andar discutindo, mas rezando uns pelos outros, abrindo-nos a todos.”


Fontes: Apostolado da Oração; Rede Mundial de Oração do Papa


Sem comentários:

Enviar um comentário