Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 18 de setembro de 2021

CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA

 



Comunicado da reunião do Conselho Permanente de 14 de Setembro

   


A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou em Fátima que mantém as normas de prevenção e combate à pandemia de Covid-19, nas celebrações católicas, avançando com o regresso das procissões.

Na reunião do Conselho Permanente de 12 de Outubro e, sobretudo, na Assembleia Plenária de 8-11 de Novembro serão tomadas novas orientações.

Entre outros assuntos, foi abordado o processo sinodal convocado pelo Santo Padre para toda a Igreja.



Comunicado da reunião do Conselho Permanente da CEP

Fátima, 14 de Setembro de 2021

1. Tendo em conta a situação actual da evolução da pandemia, continuaremos a realizar as nossas celebrações e actividades pastorais com os devidos cuidados sanitários e de segurança, quanto à higienização, uso de máscaras e razoável distanciamento.

Recomendamos que, com os devidos cuidados e observância das normas, sejam dignificadas as exéquias cristãs e se realizem as procissões e outras actividades pastorais, como a catequese e outros encontros.

De acordo com o evoluir da situação e as orientações das autoridades de saúde, serão tomadas novas orientações na reunião do Conselho Permanente de Outubro e, sobretudo, na Assembleia Plenária de 8-11 de Novembro.


2. Sobre o processo sinodal convocado pelo Santo Padre para toda a Igreja, que vai decorrer de Outubro de 2021 a Outubro de 2023, sobre o tema “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, o Conselho tomou nota das orientações vindas da Secretaria Geral do Sínodo, expressas no Documento Preparatório e no Vademecum com os seus quatro anexos, e salientou o seguinte no que diz respeito às Dioceses e à Conferência Episcopal:

Cada Diocese fará a abertura do processo sinodal numa celebração litúrgica, no dia 17 de Outubro de 2021.

Cada Bispo Diocesano nomeará uma Pessoa de Contacto e uma Equipa Sinodal Diocesana para coordenar e dinamizar o processo (essa equipa manterá funções até 2023 e a seguir, na fase de recepção do Sínodo).

As perguntas essenciais e as dez áreas temáticas encontram-se no Vademecum.

No final do processo, cada Diocese fará uma Síntese de 10 páginas, segundo metodologia apresentada no Vademecum e anexos, a qual deverá ser enviada ao Secretariado Geral da CEP até finais de Março.

Também até finais de Março, cada Diocese fará uma Reunião Pré-Sinodal, centrada na celebração da Eucaristia, apresentando nessa altura a Síntese preparada.

A partir das Sínteses diocesanas, um grupo nomeado pela CEP fará a Síntese final, também de dez páginas, a ser enviada em Abril à Secretaria Geral do Sínodo.

A Reunião Pré-Sinodal da CEP coincidirá com a Assembleia Plenária de 25-28 de Abril de 2022.

O Secretário da CEP será a Pessoa de Contacto com a Secretaria Geral do Sínodo.


3. O Conselho apreciou uma proposta de agenda para a próxima Assembleia Plenária, a qual terá a sua aprovação final na reunião do Conselho Permanente de Outubro.


4. No âmbito da JMJ Lisboa 2023, o Conselho aprovou uma proposta de estudo “Jovens, fé e futuro”, que será realizado pelo Centro de Estudos em Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da Universidade Católica Portuguesa.

Congratulou-se ainda pelo bom andamento da peregrinação dos Símbolos (Cruz e Ícone de Maria) em Angola, na Polónia e agora na Espanha, antes de se iniciar nas Dioceses portuguesas a partir de Novembro de 2021.


5. O Conselho manifestou a sua congratulação pelo início da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, cuja inauguração aconteceu hoje.


6. O Conselho expressou a sua oração e homenagem a dois homens recentemente falecidos: Dr. Acácio Catarino, sempre atento às questões sociais, nomeadamente como Presidente da Cáritas Portuguesa; Dr. Jorge Sampaio, pelo serviço à democracia e à sociedade, como Presidente da República e em vários cargos a nível internacional.


7. O Conselho apelou ainda ao direito e dever dos cidadãos em participarem nas próximas eleições autárquicas através do seu voto livre, consciente e democrático.


Anexamos: Documento preparatório do Sínodo 2021-2023


Fontes: Conferência Episcopal Portuguesa; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário