INTENÇÃO UNIVERSAL:
Um estilo de vida eco-sustentável
Intenção de oração Universal:
Rezemos para que todos façamos escolhas corajosas através de um estilo de vida sóbrio e eco-sustentável, alegrando-nos pelos jovens que se empenham resolutamente por isso.
REFLEXÃO
Um dos maiores desafios que enfrentamos enquanto humanidade é o futuro do nosso planeta e a grave questão de como as gerações futuras irão viver num mundo depredado e saqueado. Estas palavras fortes têm sido usadas frequentemente pelo Papa Francisco, denunciando os sistemas económicos que, privilegiando o lucro e a ganância a qualquer custo, optam por estilos de produção que não são sustentáveis e, a curto prazo, causarão um dano irreversível ao planeta. Estas acções atingem sobretudo as populações mais vulneráveis dos países em vias de desenvolvimento, onde as grandes empresas fazem o que não lhes é permitido fazer nos seus países de origem.
O mês de Setembro, que começa com a celebração do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, inaugura o Tempo da Criação, até 4 de Outubro, durante o qual muitas instituições, entre as quais a Rede Mundial de Oração do Papa, em parceria com o Movimento Global Católico pelo Clima, promovem iniciativas para sensibilizar a todos para a urgência deste tema.
O Santo Padre, neste ano, chama a nossa atenção para as gerações mais jovens que se empenham na defesa da nossa Casa Comum, com o que isto significa de apelo às gerações mais velhas para a responsabilidade para com o futuro. Esta onda juvenil deverá ser mais acolhida e, sobretudo, trazida para os hábitos do dia a dia.
Nesse sentido, o Papa Francisco fala de termos a coragem de optar por um estilo de vida sóbrio e eco-sustentável, que implica mudanças nos hábitos de consumo, estilos de vida, confortos a que estamos habituados. Neste mês, procuremos informar-nos sobre os modos concretos e as escolhas que temos à disposição para fazer com que a nossa vida ajude as gerações futuras a encontrar um mundo melhor e mais habitável, cuidando com empenho da Criação que Deus nos deu com tanto amor.
ORAÇÃO
Pai bom, quando criaste o céu e a terra deixaste aos teus filhos um mundo cheio de harmonia e beleza, para que dele cuidássemos e dele vivêssemos, nós e as gerações futuras.
Mas o nosso egoísmo e desejo de ter tudo causa grande dano à nossa Casa Comum, e põe em questão o futuro das novas gerações.
Converte o nosso coração, para que tenhamos a coragem de viver de modo mais sóbrio, mais atento e responsável, cuidando da terra como cuidamos dos nossos irmãos que estão doentes e que sofrem.
Pai-Nosso...
DESAFIOS PARA O MÊS
Viver de um modo mais sóbrio e simples, encontrando alternativas sustentáveis aos próprios hábitos de consumo e que tragam novo dinamismo e entusiasmo à vida.
Admirar e agradecer a criação, desfrutando da natureza e sensibilizando os outros para a necessidade de a preservar.
Trabalhar para os outros, saindo do próprio egoísmo e dedicando tempo e energia aos que mais precisam da minha atenção e generosidade.
Apoiar e ajudar decisões corajosas dos jovens, deixando-me provocar por elas e questionar acerca daquilo a que se está mais habituado e acomodado.
O VÍDEO DO PAPA – Um estilo de vida eco-sustentável
"Fico muito feliz em ver que os jovens têm a grandeza de empreender projectos de melhoria ambiental e social, já que as duas coisas caminham juntas.
Nós, adultos, podemos aprender muito com os jovens, porque, em tudo o que diz respeito ao cuidado do planeta, os jovens estão na vanguarda.
Aproveitemos o seu exemplo, reflictamos, especialmente nestes momentos de crise, crise sanitária, crise social, crise ambiental, reflictamos sobre o nosso estilo de vida.
Sobre a forma como nos alimentamos, consumimos, deslocamo-nos, ou o uso que fazemos da água, da energia e do plástico, e de tantos bens materiais que muitas vezes são prejudiciais à Terra.
Vamos escolher mudar! Vamos avançar com os jovens para estilos de vida mais simples e que respeitam o meio ambiente.
E rezemos para que todos nós tomemos as decisões corajosas, as decisões necessárias para uma vida mais sóbria e eco-sustentável, sendo inspirados pelos jovens que estão comprometidos com esta mudança. E eles não são tolos, porque estão comprometidos com seu futuro. É por isso que eles querem mudar o que vão herdar num tempo em que nós já não estaremos lá."
Fontes: Apostolado da Oração; Rede Mundial de Oração do Papa
Sem comentários:
Enviar um comentário