Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

D. JOSÉ ORNELAS É O NOVO BISPO DE LEIRIA-FÁTIMA


 


Nomeado hoje pelo Papa Francisco em substituição do Cardeal António Marto


 


O Santo Padre aceitou hoje o pedido de resignação apresentado pelo cardeal D. António Marto, de 74 anos, como bispo da Diocese de Leiria-Fátima, que justificou a decisão com o “limite das forças físicas e anímicas” para desempenhar esta missão.

Ao aproximar-se a idade que o direito canónico estabelece como limite destas funções e consciente também de maior limite das forças físicas e anímicas para exercer adequadamente o cargo, face às exigências pastorais da Diocese e do Santuário de Fátima, apresentei ao Santo Padre o pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese, quando completei 74 anos [Maio de 2021, ndr], escreve o responsável, numa mensagem publicada esta manhã.


D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) sucede no cargo ao cardeal D. António Marto, que apresentou a sua renúncia.

O novo Bispo de Leiria-Fátima, de 68 anos, estava à frente da Diocese de Setúbal desde 2015, ano em que foi ordenado bispo, depois de ter sido responsável mundial pela Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos).

A tomada de posse, na Catedral de Leiria, está marcada para 13 de Março.


Nota da CEP por ocasião da nomeação de D. José Ornelas Carvalho para Bispo de Leiria-Fátima

Sua Santidade o Papa Francisco nomeou hoje o Ex.mo D. José Ornelas Carvalho, SCJ, até agora Bispo de Setúbal, para Bispo de Leiria-Fátima, em substituição de Sua Eminência o Cardeal António Marto, que assegurará o governo ordinário da Diocese como Administrador Apostólico até à tomada de posse do novo Bispo.

A Conferência Episcopal Portuguesa congratula-se com esta nomeação e saúda D. José Ornelas, desejando-lhe um fecundo governo pastoral junto do Povo de Deus que lhe é confiado na Diocese de Leiria-Fátima e, de modo mais alargado, junto de todos aqueles que demandam ao Santuário de Fátima como peregrinos. Por intercessão de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, pedimos ao Senhor que derrame as suas bênçãos sobre D. José, para que continue a servir com disponibilidade, sabedoria e entusiasmo a Igreja em Portugal, como Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), e agora como Bispo de Leiria-Fátima.

Algumas notas biográficas:

  • José Ornelas Carvalho, filho de António Tomás Carvalho e Benvinda de Ornelas, nasceu a 5 de Janeiro de 1954 no Porto da Cruz (Madeira).

  • Concluída a escola elementar, foi aluno do Seminário Menor Diocesano do Funchal entre 1964 e 1967. Desejando ser missionário, pediu para ingressar no Colégio Missionário da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), no Funchal (1967-1969), prosseguindo depois os estudos no Instituto Missionário, em Coimbra (1969-1971).

  • Depois de um ano de noviciado, emitiu a primeira profissão religiosa em Aveiro, a 29 de Setembro de 1972. Após dois anos de estudos filosóficos, passou dois anos nas missões da Congregação em Moçambique (1974-1976), regressando, em seguida, a Lisboa, onde concluiu a Licenciatura em Teologia na Universidade Católica Portuguesa (1979). Especializou-se em Ciências Bíblicas, em Roma e Jerusalém, concluindo com a Licenciatura Canónica no Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Foi ordenado Presbítero na sua terra natal, Porto da Cruz, a 9 de Agosto de 1981.

  • Regressado a Portugal em 1983, foi docente assistente e secretário da Faculdade de Teologia de Lisboa. Dedicou-se depois a preparar o doutoramento em Roma e na Alemanha (1992-1996), obtendo o grau de doutor em Teologia Bíblica na Universidade Católica Portuguesa a 14 de Julho de 1997. Na mesma Universidade, retomou as actividades docentes até 2003.

  • Na sua Congregação, foi Vice-Reitor do Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, em paralelo com a actividade docente, e assumiu outros cargos no âmbito da Província Portuguesa dos Dehonianos, da qual se tornou Superior Provincial a 1 de Julho de 2000. No Capítulo Geral da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), foi eleito Superior Geral a 27 de maio de 2003, cargo que ocupou até 6 de Junho de 2015.

  • Foi nomeado Bispo de Setúbal a 24 de Agosto de 2015. A sua ordenação episcopal teve lugar a 25 de Outubro do mesmo ano na Catedral da diocese sadina, onde tomou posse.

  • Foi membro do Conselho Permanente da CEP de 2017 a 2020 e, em Junho de 2020, foi eleito Presidente da CEP.

Lisboa, 28 de Janeiro de 2022, Secretariado Geral da CEP


A Diocese de Leiria, que tem por padroeiros Nossa Senhora de Fátima e Santo Agostinho, foi criada, a pedido do rei D. João III, pelo Papa Paulo III na bula ‘Pro excellenti’, a 22 de maio de 1545.

Extinta por motivos políticos em 4 de Setembro de 1882, foi restaurada por Bento XV com a bula ‘Quo vehementius’, de 17 de Janeiro de 1918; por decreto da Congregação dos Bispos (Santa Sé), de 13 de maio de 1984, confirmado pela bula ‘Qua pietate’, de João Paulo II, com a mesma data, foi dado à diocese o actual título de Leiria-Fátima.

Desde a sua restauração, em 1918, teve como bispos D. José Alves Correia da Silva, D. João Pereira Venâncio, D. Alberto Cosme do Amaral, D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva e, desde Junho de 2006, D. António Augusto dos Santos Marto, a quem sucede D. José Ornelas.

Com mais de 250 mil habitantes, a diocese tem 1700 quilómetros quadrados, incluindo territórios pertencentes aos concelhos de Leiria, Marinha Grande, Batalha, Porto de Mós, Ourém e parte dos concelhos de Pombal, Alcanena e Alcobaça.



Fontes: Conferência Episcopal Portuguesa; Agência Ecclesia; Diocese de Leiria-Fátima


Sem comentários:

Enviar um comentário