Suspensa a sua presença por decisão de Bispo italiano
Numa decisão que segue a já adoptada por outras dioceses italianas, o Bispo de Mazara del Vallo, da região da Sicília, determinou a suspensão da presença de padrinhos na celebração do Sacramento do Baptismo para crianças, Confirmação e Iniciação Cristã para adultos.
"O ofício de padrinho perdeu o seu sentido original, limitando-se a uma presença litúrgica puramente formal. Tudo se tornou aparência. Chegamos ao ponto que muitos padrinhos e madrinhas, durante a celebração, sequer comungavam”.
“Hoje, padrinhos e madrinhas tornaram-se figuras irrelevantes. Não se escolhe um homem ou uma mulher como ponto de referência pelo seu testemunho de fé”.
O decreto, em vigor desde 1 de Janeiro último e 'ad experimentum' até 2024, estabelece que serão “os pais ou os responsáveis pela preparação religiosa do baptismo a acompanhar, diante do presbitério, aqueles que devem receber o Baptismo ou a Crisma”.
É de referir que o Código de Direito Canónico não impõe, nas celebrações, a presença de padrinho e madrinha.
Questionado quanto à possível recuperação da figura dos padrinhos e das madrinhas, o Bispo Dom Domenico Mogavero referiu:
“Depende muito de nós. Fomos nós - padres, bispos e comunidades cristãs - que assistimos ao esvaziamento de sentido destas figuras, sem opor nenhuma resistência. Quando percebemos que os padrinhos e madrinhas se tinham transformado em figuras coreográficas - servem apenas para dar um belo presente - deveríamos ter reagido para reverter a tendência. Nada fizemos e agora devemos ter a coragem de tomar uma decisão e de recomeçar com a presença dos catequistas e daqueles que preparam para a Crisma e os Sacramentos da Iniciação Cristã. Valorizamos essas figuras, deixando claro como são importantes também no caminho de aprendizagem e de testemunho do crismando ou do iniciado adulto. E se, um dia, alguém quiser resgatar a figura dos padrinhos do ponto de vista doutrinal e teológico, tudo bem: mas é preciso devolver-lhes o verdadeiro sentido da missão”.
Fonte: Notícias do Vaticano
Sem comentários:
Enviar um comentário