Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 30 de julho de 2022

VIAGEM APOSTÓLICA DO PAPA FRANCISCO AO CANADÁ (V)

 



29 de Julho de 2022

O último dia da peregrinação penitencial


   


Nesta Sexta-feira, no primeiro compromisso oficial do último dia de peregrinação penitencial ao Canadá, o Papa Francisco encontrou-se, de forma privada, com alguns membros da Companhia de Jesus presentes no Canadá.

Seguiu-se o encontro com uma Delegação de Indígenas presentes no Arcebispado de Québec, encontro que foi ocasião para mais uma vez o Papa Francisco ressaltar o espírito penitencial que caracteriza esta sua visita a terras canadianas.

Vim como peregrino, com as minhas limitadas possibilidades físicas, para dar novos passos em frente convosco e a vosso favor: para que se prossiga na busca da verdade, progrida na promoção de percursos de cura e reconciliação, para que se continue em frente semeando esperança para as futuras gerações de indígenas e não indígenas que desejam viver juntos, fraternalmente, em harmonia”.


Deslocou-se depois para Iqaluit, próximo ao Círculo Polar Árctico. Na pequena cidade de Iqaluit, a capital e a maior cidade do território de Nunavut, onde durante quase todo o ano a cor predominante é o branco da neve, vivem pouco mais de 7 mil habitantes. Como os demais povos tradicionais, os inuítes também sofreram as consequências da colonização, a língua quase foi suprimida como resultado das escolas residenciais. Na Escola Primária Nakasuk, o Papa encontrou-se em privado com sobreviventes, ouviu testemunhos e, juntos, rezaram o Pai-Nosso.

No pátio da escola, Santo Padre teve um momento público com jovens e com idosos. Assistiu à apresentação danças, cantos e músicas tradicionais.



Dirigiu-se depois para o Aeroporto Internacional de Iqaluit, de onde regressou a Roma num voo de cerca de seis horas.



Já em Roma, onde chegou este Sábado cerca das 7H00 (hora de Lisboa), como faz habitualmente no fim de cada Viagem Apostólica Internacional, o Papa Francisco foi até a Basílica de Santa Maria Maior, para orar diante do ícone da Virgem Salus Populi Romani.


A viagem do Papa ao Canadá em um minuto, os seis dias da 37ª Viagem Apostólica do Papa Francisco em terras canadenses, de oeste a leste e depois do norte rumo ao Árctico. Uma "peregrinação penitencial" na qual o Papa reiterou a indignação e a vergonha pela participação de muitos cristãos no sistema de escolas penitenciais, instrumento de assimilação cultural que causou consequências devastadoras para os povos indígenas. Um caminho para retomar a caminhada juntos rumo à reconciliação e à cura.


Fonte: Notícias do Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário