Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 24 de julho de 2022

A TARDE DE HOJE NA CASA SACERDOTAL DA DIOCESE DO PORTO




17º Aniversário da Instituição

no Dia Mundial dos Avós e dos Idosos


   


A feliz coincidência das datas, aniversário da instituição e o Dia dos Idosos, foi oportunidade para uma tarde de convívio dos sacerdotes aí residentes com seus familiares e amigos.

A tarde, iniciada com a Eucaristia celebrada no jardim da instituição e presidida por D. Gilberto Canavarro, prosseguiu com o convívio e lanche partilhado.


Da ligação à Paróquia de São Cristóvão do Muro registamos a presença do Sr. Padre Manuel Domingues, do Sr. Padre Fernando Campos, do Sr. D. Gilberto Canavarro e do Sr. Padre Luciano Lagoa, este não por ser residente mas o actual secretário da instituição.

Dispensamos qualquer referência ao Sr. Padre Manuel, nosso pároco durante 33 anos e agora residente na Casa Sacerdotal.




Do Padre Fernando, natural de São Martinho de Bougado e hoje com 89 anos de idade, os mais velhos se recordarão da sua presença entre nós no tempo do Padre Manuel Henriques. Na altura Capelão das Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus em S. Mamede de Coronado, foi também Coadjutor de Santo Tirso, Director Espiritual do Seminário de Vilar e Professor de Religião e Moral no Liceu D. Manuel II. A partir de 5 de Janeiro de 1971 foi pároco de Santa Maria de Esmoriz durante 48 anos.

A fotografia seguinte é da inauguração do Centro Paroquial do Muro no dia 14 de Junho de 1964. À esquerda de D. Florentino está o Padre Manuel Henriques e à direita, com a caldeira, o Padre Fernando.







De D. Gilberto Canavarro, Bispo Auxiliar do Porto e Bispo de Setúbal, recordamos as várias Visitas Pastorais à nossa comunidade, em particular a realizada em Janeiro de 1990 quando foram concluídas as obras de restauro da Residência Paroquial. Ver nossa anterior publicação sobre D. Gilberto.















A Casa Sacerdotal da Diocese do Porto, inaugurada em Julho de 2005 pelo então Bispo do Porto Sr. D. Armindo Lopes Coelho, foi construída com o objectivo de garantir alojamento e cuidados de saúde aos sacerdotes idosos da diocese no outono das suas vidas.




Fonte: Casa Sacerdotal da Diocese do Porto


Sem comentários:

Enviar um comentário