Iniciada hoje a 38ª Viagem Apostólica
do Papa Francisco
(Uma nota prévia sobre a denominação da capital do Cazaquistão: No início de 2019, com a renúncia do presidente cazaque Nazarbaieve, o nome da capital passou de Astana para Nur Sultã.)
O Cazaquistão é uma antiga República Soviética ao longo da antiga Rota da Seda, entre a China e a Rússia, encruzilhada de diferentes culturas, credos e grupos étnicos.
A Viagem Apostólica do Papa Francisco ao Cazaquistão decorre 13 a 15 de Setembro onde participará do VII Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais para reafirmar a contribuição positiva das fés para a harmonia entre os povos.
Mas também vai para se encontrar, animar e renovar na fé a pequena comunidade católica local, menos de 1% dos 19 milhões de habitantes, mas apreciada, num contexto religioso-cultural muito diversificado. Para além de diversos encontros e discursos será celebrada uma missa na Praça Expo da cidade de Nur Sultã, capital do país.
Hoje, Terça-feira dia 13 de Setembro, após a chegada à capital Nur Sultã o Papa Francisco foi recebido numa cerimónia de boas-vindas no Palácio Presidencial e em seguida fez uma visita de cortesia ao Presidente da República Kassym-Jomart Tokayev. Ao fim do dia teve um encontro com as Autoridades, a Sociedade Civil e o Corpo Diplomático na "Qazaq Concert Hall", onde fez o seu primeiro discurso, rerido que se encontra nesta "terra tão extensa como antiga, como peregrino de paz à procura de diálogo e de unidade. Disto, tem urgente necessidade o nosso mundo: precisa voltar a encontrar harmonia".
Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano
Sem comentários:
Enviar um comentário