Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 22 de outubro de 2022

XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM – Ano C

 




Que atitude tomar face a Deus?

    


A liturgia deste domingo ensina-nos que Deus tem um "fraco" pelos humildes e pelos pobres, pelos marginalizados; e que são estes, no seu despojamento, na sua humildade, na sua finitude (e até no seu pecado), que estão mais perto da salvação, pois são os mais disponíveis para acolher o dom de Deus.

A primeira leitura define Deus como um "juiz justo", que não se deixa subornar pelas ofertas desses poderosos que praticam injustiças na comunidade; em contrapartida, esse Deus justo ama os humildes e escuta as suas súplicas.

O Evangelho define a atitude correcta que o crente deve assumir diante de Deus. Recusa a atitude dos orgulhosos e auto-suficientes, convencidos de que a salvação é o resultado natural dos seus méritos; e propõe a atitude humilde de um pecador, que se apresenta diante de Deus de mãos vazias, mas disposto a acolher o dom de Deus. É essa atitude de "pobre" que Lucas propõe aos crentes do seu tempo e de todos os tempos.

Na segunda leitura, temos um convite a viver o caminho cristão com entusiasmo, com entrega, com ânimo - a exemplo de Paulo. A leitura foge, um pouco, ao tema geral deste domingo; contudo, podemos dizer que Paulo foi um bom exemplo dessa atitude que o Evangelho propõe: ele confiou, não nos seus méritos, mas na misericórdia de Deus, que justifica e salva todos os homens que a acolhem.


Comentário do padre Manuel Barbosa, scj:



LEITURA I - Sir 35,15b-17.20-22a

Leitura do Livro de Ben-Sirá

O Senhor é um juiz que não faz acepção de pessoas. Não favorece ninguém em prejuízo do pobre e atende a prece do oprimido. Não despreza a súplica do órfão nem os gemidos da viúva. Quem adora a Deus será bem acolhido e a sua prece sobe até às nuvens. A oração do humilde atravessa as nuvens e não descansa enquanto não chega ao seu destino. Não desiste, até que o Altíssimo o atenda, para estabelecer o direito dos justos e fazer justiça.


LEITURA II - 2 Tim 4,6-8.16-18

Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo a Timóteo

Caríssimo:

Eu já estou oferecido em libação e o tempo da minha partida está iminente. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. E agora já me está preparada a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me há-de dar naquele dia; e não só a mim, mas a todos aqueles que tiverem esperado com amor a sua vinda. Na minha primeira defesa, ninguém esteve a meu lado: todos me abandonaram. Queira Deus que esta falta não lhes seja imputada. O Senhor esteve a meu lado e deu-me força, para que, por meu intermédio, a mensagem do Evangelho fosse plenamente proclamada e todas as nações a ouvissem; e eu fui libertado da boca do leão. O Senhor me livrará de todo o mal e me dará a salvação no seu reino celeste. Glória a Ele pelos séculos dos séculos. Ámen.


EVANGELHO - Lc 18,9-14

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, Jesus disse a seguinte parábola para alguns que se consideravam justos e desprezavam os outros:

«Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro publicano. O fariseu, de pé, orava assim:

'Meu Deus, dou-Vos graças por não ser como os outros homens, que são ladrões, injustos e adúlteros, nem como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de todos os meus rendimentos'.

O publicano ficou a distância e nem sequer se atrevia a erguer os olhos ao Céu; Mas batia no peito e dizia:

'Meu Deus, tende compaixão de mim, que sou pecador'.

Eu vos digo que este desceu justificado para sua casa e o outro não. Porque todo aquele que se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».


Avisos à Comunidade Paroquial:


MJ Lisboa 2023 – os símbolos na nossa Vigararia

Como informamos anteriormente os símbolos da JMJ - a Cruz Peregrina e o Ícone Mariano “Salus Populi Romani”, serão entregues à nossa Vigararia este Domingo dia 23 de Outubro, após a Missa Solene a celebrar às 16H00 no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, chegando à Igreja de Canidelo pelas 19H00.

Ainda no dia 23, pelas 20H30, na Igreja de Canidelo terá início a Via-Sacra que termina no Largo de Stª Apolónia em Malta – caso as condições climatéricas não o permitam, será realizada no Pavilhão de Canidelo. Cerca das 22H00, os símbolos recolhem à Igreja de Malta onde haverá um Tempo para Reflexão e Oração Pessoal até à 1H00 da madrugada.

No dia 24, Segunda-feira, às 8H00 a igreja de Malta será aberta para a Oração das Laudes às 9H00. Das 10H00 às 16H30, os símbolos visitarão várias instituições de Vila do Conde; das 17H30 às 19H13 visitarão instituições da Trofa. Às 21H00 tem início na Igreja de Bougado a Caminhada da Alegria até à Capela da Senhora das Dores - caso as condições climatéricas não o permitam, será efectuada de carro até à Igreja Nova da Trofa onde continuarão as cerimónias, terminando com um Momento de Oração seguido de um Tempo para Reflexão e Oração Pessoal até à 1H00 da madrugada na Capela.

No dia 25, Terça-feira, às 9H00, tem início a Oração das Laudes na Capela da Senhora das Dores. Das 10H00 às 16H30, os símbolos visitarão instituições na Trofa, Muro – entre as 14 e as 14H30 a Muro de Abrigo, São Mamede e São Romão. Pelas 17H00, na Capela de São Gonçalo, proceder-se-á à entrega dos símbolos à Vigararia de Santo Tirso.

Todos somos chamados a participar.


Altar do Sagrado Coração de Jesus

Este altar está sem zelador. Se alguém tiver interesse em assegurar o asseio do altar deve informar o nosso pároco.


Celebrações Eucarísticas

Domingo dia 23Out, às 9H30 XXX Domingo do Tempo Comum - Ano C


Quarta-feira dia 26Out, às 19H00 – Eucaristia

    - 7º Dia de Maria Augusta Moreira de Sousa

    - 30º Dia de Ana Rosa de Oliveira dos Santos - alterado para o próximo Sábado


Sábado dia 29Out, às 17H00 – Eucaristia Vespertina

Domingo dia 30Out, às 9H30 XXXI Domingo do Tempo Comum - Ano C



Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário