Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 6 de novembro de 2022

VIAGEM APOSTÓLICA AO BARÉM

 



Domingo dia 6Nov


Último dia da Viagem

   


Destaques do Encontro de Oração e Ângelus com os Religiosos:


Destaques da cerimónia de despedida:


Destaques dos quatro dias da Viagem Apostólica ao Barém:


No seu último dia de viagem, (06/11) o Papa Francisco iniciou a sua jornada com um encontro com os bispos, sacerdotes, consagrados, seminaristas e agentes pastorais na igreja do Sagrado Coração em Manama, a capital do Barém. O Papa iniciou o encontro manifestando sua satisfação por se encontrar “nesta comunidade cristã que manifesta claramente o seu rosto ‘católico’, isto é, universal: uma Igreja habitada por pessoas provenientes de muitas partes do mundo, que se reúnem para confessar a única fé em Cristo”. E continuou afirmando que “é bom pertencer a uma Igreja formada por histórias e rostos diferentes, que encontram harmonia no único rosto de Jesus. E tal variedade – vi-o nos últimos dias – é o espelho deste país, das pessoas que o povoam mas também da paisagem que o caracteriza e que, embora dominada pelo deserto, goza duma rica e diversa presença de plantas e seres vivos”.

Por fim o Papa falou sobre o Espírito como fonte de profecia. “Como sabemos, a história da salvação está cravejada de numerosos profetas que Deus chama, consagra e envia ao meio do povo para falar em nome d’Ele. Os profetas recebem do Espírito Santo a luz interior que os torna intérpretes atentos da realidade, capazes de captar, nas tramas por vezes obscuras da história, a presença de Deus e de a indicar ao povo”. E esclareceu todos que “também nós temos esta vocação profética”.

Todos os baptizados receberam o Espírito e são profetas. E, como tal, não podemos fingir que não vemos as obras do mal, deixar-nos estar tranquilos na vida para não sujarmos as mãos.”

Também apelou à Paz na Etiópia e Ucrânia.

Queridos irmãos e irmãs, nestes meses estamos rezando muito pela paz. Neste contexto, o acordo assinado e que diz respeito à situação na Etiópia é uma esperança. Encorajo todos a manter este compromisso com a paz duradoura, para que, com a ajuda de Deus, se continue a trilhar os caminhos do diálogo e o povo possa em breve reencontrar uma vida serena e digna. E também não quero esquecer de rezar e dizer-vos para rezar pela Ucrânia martirizada, para que essa guerra termine.”


Fonte: Notícias do Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário