Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 4 de março de 2023

II DOMINGO DA QUARESMA – Ano A

 




Partir transfigurados

   


No segundo Domingo da Quaresma, a Palavra de Deus define o caminho que o verdadeiro discípulo deve seguir: é o caminho da escuta atenta de Deus e dos seus projectos, da obediência total e radical aos planos do Pai.

O Evangelho relata a transfiguração de Jesus. Recorrendo a elementos simbólicos do Antigo Testamento, o autor apresenta-nos uma catequese sobre Jesus, o Filho amado de Deus, que vai concretizar o seu projecto libertador em favor dos homens através do dom da vida. Aos discípulos, desanimados e assustados, Jesus diz: o caminho do dom da vida não conduz ao fracasso, mas à vida plena e definitiva. Segui-o, vós também.

Na primeira leitura apresenta-se a figura de Abraão. Abraão é o homem de fé, que vive numa constante escuta de Deus, que sabe ler os seus sinais, que aceita os apelos de Deus e que lhes responde com a obediência total e com a entrega confiada. Nesta perspectiva, ele é o modelo do crente que percebe o projecto de Deus e o segue de todo o coração.

Na segunda leitura, há um apelo aos seguidores de Jesus, no sentido de que sejam, de forma verdadeira, empenhada e coerente, as testemunhas do projecto de Deus no mundo. Nada - muito menos o medo, o comodismo e a instalação - pode distrair o discípulo dessa responsabilidade.


Comentário do padre Manuel Barbosa, scj:



LEITURA I - Gen 12,1-4

Leitura do Livro do Génesis

Naqueles dias, o Senhor disse a Abraão:

«Deixa a tua terra, a tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que Eu te indicar. Farei de ti uma grande nação e te abençoarei; engrandecerei o teu nome e serás uma bênção. Abençoarei a quem te abençoar, amaldiçoarei a quem te amaldiçoar; por ti serão abençoadas todas as nações da terra».

Abraão partiu, como o Senhor lhe tinha ordenado.


LEITURA II - 2 Tim 1,8b-10

Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo a Timóteo

Caríssimo:

Sofre comigo pelo Evangelho, apoiado na força de Deus. Ele salvou-nos e chamou-nos à santidade, não em virtude das nossas obras, mas do seu próprio desígnio e da sua graça. Esta graça, que nos foi dada em Cristo Jesus, desde toda a eternidade manifestou-se agora pelo aparecimento de Cristo Jesus, nosso Salvador, que destruiu a morte e fez brilhar a vida e a imortalidade, por meio do Evangelho.


EVANGELHO - Mt 17,1-9

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João seu irmão e levou-os, em particular, a um alto monte e transfigurou Se diante deles: o seu rosto ficou resplandecente como o sol e as suas vestes tornaram se brancas como a luz. E apareceram Moisés e Elias a falar com Ele. Pedro disse a Jesus:

«Senhor, como é bom estarmos aqui! Se quiseres, farei aqui três tendas: uma para Ti, outra para Moisés a outra para Elias».

Ainda ele falava, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra e da nuvem uma voz dizia:

«Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência. Escutai O».

Ao ouvirem estas palavras, os discípulos caíram de rosto por terra a assustaram se muito. Então Jesus aproximou se e, tocando os, disse:

«Levantai vos e não temais».

Erguendo os olhos, eles não viram mais ninguém, senão Jesus. Ao descerem do monte, Jesus deu lhes esta ordem:

«Não conteis a ninguém esta visão, até o Filho do homem ressuscitar dos mortos».


Avisos à Comunidade Paroquial:

Semana Nacional Cáritas - 5 a 12 de Março

Decorre esta semana o Peditório Público Nacional da Cáritas. Na próxima semana teremos na igreja as latas devidamente identificadas e seladas para recolha dos contributos.



Procissão dos Passos

Realiza-se no dia 26 de Março, 5º Domingo da Quaresma.


Jornada Mundial da Juventude

No Sábado dia 25 de Março, a partir das 15H00, vai realizar-se uma caminhada, inserida na preparação das JMJ, com início em Alvarelhos e términos na Capela de Santo Ovídio em Vairão com uma Vigília de Oração às 21H00. É destinada aos jovens mas está aberta a todos os que queiram participar. Quem quiser participar deve inscrever-se junto do nosso pároco.


Celebrações Eucarísticas

Domingo dia 5Mar, às 9H30 – II Domingo da Quaresma - Ano A


Quarta-feira dia 8Mar, às 19H00 – Eucaristia


Sábado dia 11Mar, às 17H00 – Eucaristia Vespertina

Domingo dia 12Mar, às 9H30 – III Domingo da Quaresma - Ano A


Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário