Do Sínodo sobre a Sinodalidade
Na tarde desta quarta-feira, 4 de Outubro, na Sala Paulo VI, no Vaticano, teve inicio a primeira Congregação Geral da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, com a presença do Papa, que de forma espontânea discursou aos participantes. O Papa Francisco iniciou recordando “que foi São Paulo VI quem disse que a Igreja no Ocidente tinha perdido esta ideia de sinodalidade, e por isso criou o secretariado do Sínodo dos Bispos, que realizou muitos encontros, muitos sínodos sobre temas diferentes”.
Ao falar sobre o conceito de sinodalidade, o Santo Padre observou que este ainda não atingiu pleno amadurecimento e não é amplamente compreendido dentro da Igreja. No entanto, destacou que ao longo de quase seis décadas, a Igreja tem gradualmente trilhado esse caminho, "e hoje podemos chegar a este Sínodo com este tema”.
Abertura dos trabalhos por ocasião da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos:
Apresentação do Instrumentum Laboris - Por uma Igreja sinodal. Uma experiência integral aos cuidados do Relator Geral por ocasião da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos:
Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano
Sem comentários:
Enviar um comentário